Um sábado especial com o coração n’Aquele que deu a vida por Amor

19.04.2019

No sábado passado, dia 13 de abril, a catequese celebrou uma Missa especial e de seguida uma Via Sacra, também ela bastante singular.

A Missa foi cuidadosamente preparada pela Comissão de Pais da Catequese e toda a celebração lembrou os últimos momentos de Jesus antes da sua morte e Ressurreição. No decorrer da celebração foi-se recordando as mensagens de conversão, de perdão, amor e paz, que Jesus, tão humildemente, trouxe ao mundo.

Para fazer face às más condições meteorológicas, a Via Sacra preparada por todos os grupos de catequese, também foi concretizada no interior da Igreja, logo após a Missa. Dando-se continuidade aos desafios quaresmais, toda a Via Sacra esteve direcionada para cada Cais:

No CAIS DE EMBARQUE, deu-se início à Via sacra, onde se recordou a condenação de Jesus à Morte.

No CAIS DE PARTIDA, já no Seu percurso até ao Calvário, Jesus caiu pela primeira vez, seguindo-se um encontro com Maria, Sua Mãe.

No CAIS DO MIRADOURO, recordamos que Jesus foi ajudado por Simão de Cirene e cuidado por Verónica.

No CAIS DA CONVERSÃO, Jesus caiu de novo… mas ainda demonstrou forças para consolar as mulheres de Jerusalém que ali assistiam a tudo.

No CAIS DO ENCONTRO, Jesus caiu uma terceira vez e, de seguida, foi despojado das suas vestes.

No CAIS DA TERNURA, relembramos como Jesus é pregado na Cruz e Morre Crucificado. O Amor não poderia ter chegado mais longe!

Por último, no CAIS DA MISERICÓRDIA, Jesus foi descido na Cruz e colocado no sepulcro, onde permaneceria até à Sua Gloriosa Ressurreição…

Cada Estação foi preparada e apresentada pelos diferentes grupos de catequese que, cuidadosamente, interligaram estes Cais Quaresmais às Estações da Via Sacra, tornando assim, esta Celebração de grande comoção e de profunda preparação para a Semana da Paixão!

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload