• Querer Crer

V DIA MUNDIAL DOS POBRES

No próximo domingo, dia 14 de novembro de 2021, a Igreja celebra, por vontade do Papa Francisco, o V Dia Mundial dos Pobres. É uma oportunidade única para refletirmos sobre esta realidade da pobreza que está tão presente no nosso mundo e que a Pandemia, que vivemos, só veio agravar ainda mais.

Na mensagem que Francisco escreveu para este dia, intitulada «Sempre tereis pobres entre vós» (Mc 14, 7), o Papa faz-nos descobrir que Jesus “é o primeiro pobre, o mais pobre entre os pobres”, e que nos pobres nós temos a oportunidade, não só de tocarmos a carne de Cristo, mas também de nos deixarmos evangelizar por eles.

Com muita clareza, o Papa lança-nos o desafio de passarmos da esmola à partilha, porque enquanto a primeira é ocasional e “corre o risco de gratificar quem a dá e humilhar quem a recebe”, a segunda é duradoura e “reforça a solidariedade e cria as premissas necessárias para se alcançar a justiça”!

Quase a fechar a sua mensagem, o Papa Francisco diz-nos ainda: “Não podemos ficar à espera que (os pobres) batam à nossa porta; é urgente ir ter com eles às suas casas, aos hospitais e casas de assistência, à estrada e aos cantos escuros onde, por vezes, se escondem, aos centros de refúgio e de acolhimento… É importante compreender como se sentem, o que estão a passar e quais os desejos que têm no coração”.

Seremos capazes de tamanho desafio? “Seguir Jesus comporta uma mudança de mentalidade…, acolher o desafio da partilha e da comparticipação”.

Para aceder à mensagem na íntegra, deixamos aqui o respetivo link:

https://www.vatican.va/content/francesco/pt/messages/poveri/documents/20210613-messaggio-v-giornatamondiale-poveri-2021.html