“Todos família, todos irmãos!”

É com este lema, proposto pela nossa Diocese do Porto, que iniciaremos mais um ano de Catequese, este ano marcado pela Pandemia do Coronavírus.

Será por isso um ano cheio de desafios e incertezas. Mas nós não desistimos! E estamos a aprender com este vírus que, afinal, dependemos mesmo uns dos outros para (sobre)viver! Então, é hora de sentirmos esta pertença comum, como nos recorda o Papa Francisco, e aprendermos a cuidar uns dos outros, porque se o outro está bem e feliz, também eu estarei bem. O nosso Deus é Pai de todos e quer o melhor para os Seus filhos! Assim, “todos família, todos irmãos!”.

Jesus, que nos uniu a Ele para sempre “como ramos na videira”, convida-nos ao Encontro com Ele e uns com os outros, para que juntos possamos viver a verdadeira Alegria, assumindo como Missão o cuidado pelo outro! Estás dispost@ a cuidar do outro, na disponibilidade, na entrega de cada dia, no serviço, na partilha, no perdão… no amor?

No desejo de potenciarmos o Encontro em segurança para todos, propomos uma catequese, onde os grupos têm horários desfasados, em espaços que permitem o devido distanciamento e com entradas diferenciadas. Aliado a isto, teremos o uso da máscara e a devida desinfeção das mãos e dos espaços. Agora, depende de todos, o respeito pelas normas e o cuidado a termos uns pelos outros. Aceitas o desafio?

Em nome da comunidade cristã, quero agradecer aos catequistas que, corajosamente, continuam a sua missão. Lembremos que eles também correm riscos, têm família e, para aqui estarem, têm de fazer sacrifícios, abdicando de muitas coisas, com prejuízo até da sua própria família! Obrigado, catequistas!

Agradeço também a muitos pais que, de uma forma ou de outra, manifestaram a sua solidariedade para connosco, aceitando as alterações e observando o cuidado que estamos a ter para termos uma Catequese segura e autêntica! Naturalmente que alguns terão de fazer maiores sacrifícios, porque mais atingidos pelas mudanças, mas é pensando na família que somos, no cuidado que devemos ter uns com os outros, que assumimos esse sacrifício. Bem-haja pela vossa compreensão e por confiarem os vossos filhos à nossa comunidade, no desejo de uma verdadeira caminhada de fé!

No diálogo e na comunicação entre todos, estaremos atentos a todas e a cada situação que vá surgindo, a fim de salvaguardar a segurança de todos. Aliás, a Igreja já deu provas disso no ano anterior, e a nossa comunidade também se soube reinventar com criatividade e espírito de missão!

Um abraço a todos, com os votos de um bom ano. A nossa confiança está em Jesus!

Responsável da catequese P. João Paulo Silva



Posts recentes

Ver tudo

Datas Reunião de Pais

Movidos pelo Espírito (10º ano) – 16 de setembro 2020 (21.00 H) Filhos amados do Pai (2º ano) - 17 de setembro 2020 (21.00 H) Chamados por Jesus (8º ano) - 18 de setembro 2020 (21.00 H) Guiados pel