top of page
Buscar

Profissão de Fé

No dia das confissões de preparação para a Profissão de Fé, o nosso grupo Guiados pela Fé recebeu uma carta vinda da parte de Jesus, onde Ele dizia que precisa de nós e que se algum dia nos esquecermos d’Ele, Ele estará sempre à nossa espera, nunca deixará de gostar de nós nem de ser nosso amigo. Respondemos-Lhe a essa carta com a nossa presença e com o nosso compromisso na celebração do dia 17 de junho de 2023.

Nesta celebração reavivamos a memória do nosso Batismo e dissemos, de modo especial e diante da comunidade, que queremos ser discípulos missionários de Jesus, o Salvador do mundo, que morreu e ressuscitou para nos salvar.

A nossa celebração foi marcada por alguns momentos especiais:

  • Procissão de Entrada: No início da Eucaristia foi feita a introdução da celebração e a nossa entrada em procissão em direção ao altar onde fizemos o gesto de inclinação em sinal de respeito Àquele que nos chama.

  • Pia batismal / bênção e aspersão da água: É na Pia batismal que se encontra a água que purifica a alma que nos transforma em filhos amados de Deus.

  • Apresentação do Lecionário: O livro que contem as leituras para a celebração da Eucaristia, a Palavra de Deus que procuramos escutar, entender, acolher e por em prática no dia-a-dia.

  • O Círio / afirmação da Fé publicamente: Cada um de nós recebeu dos seus pais a vela usada no Batismo e acendeu-a no Círio Pascal; e com as velas acesas na mão, professamos solenemente a Fé, respondendo a algumas perguntas. O Círio Pascal é símbolo de Cristo, luz do mundo, sinal de amor. E é essa luz, esse Jesus em quem acreditamos, que nos propusemos publicamente continuar a anunciar, é essa Fé n’Ele que queremos continuar a alimentar e a aprofundar.

  • Entrega no altar das galhetas (água e vinho) e da patena: Relembramos o momento da Última Ceia com os discípulos, onde Jesus nos oferece o seu Corpo e Sangue, a sua Vida para que sejamos felizes. Quando comungamos, estamos a unir-nos a essa vida oferecida por Jesus e a comprometer-nos a servir os outros para que sejam felizes.

  • Agradecimento: Agradecemos a Deus o Dom da Vida, a oportunidade de colher muitas flores ao longo da beira do caminho (cuidar dos outros) para estarmos mais perto de Deus, podermos viver o verdadeiro amor de Deus e dá-lo a conhecer ao Mundo. Agradecemos aos nossos pais, padrinhos e catequistas a transmissão dos valores de Cristo e do Evangelho, os seus exemplos de vida. Agradecemos ao Padre Silva e à comunidade por nos receber e acompanhar no nosso percurso de formação cristã.

Foi uma festa muito bonita que ficará gravada nas nossas memórias com grande alegria. Apesar de não ser um sacramento, foi uma celebração muito importante porque respondemos pessoalmente à chamada de Deus, assumimos conscientemente a iniciativa dos nossos pais e padrinhos no dia do nosso Batismo. Marcou o fim de uma primeira etapa e o início de uma nova caminhada de Fé mais exigente, com palavras, mas sobretudo com gestos ao serviço do próximo. Foi assumir a sério o Dom do Batismo, continuando o caminho até à celebração do sacramento da Confirmação, em que professaremos a Fé de modo mais consciente, esclarecido e sacramental.

A todos que, de alguma forma, contribuíram para este dia especial, o nosso muito obrigado!



Comments


bottom of page