• Querer Crer

“Levanta-te! Juntos por um Caminho Novo”


É este o lema que vai guiar a pastoral diocesana ao longo do próximo ano 2021-2022.

Na apresentação do Plano Pastoral, o nosso bispo, D. Manuel Linda, referiu que a escolha deste caminho não significa um corte com o processo iniciado anteriormente, onde nos baseamos na alegoria bíblica “como os ramos na videira”, de modo a aprofundarmos os sacramentos da iniciação cristã e a nossa relação com Deus Amor – Pai, Filho e Espírito Santo, mas numa necessidade de dar resposta a novas realidades que, entretanto, surgiram.

E é o próprio D. Manuel Linda que nos fala destas três novas realidades que caracterizarão toda a vida pastoral da Diocese: «A necessidade de reconfigurar a comunidade eclesial, posta à prova pela pandemia; a urgência de envolver toda a Igreja, em família e com as famílias, na preparação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, evento muito mais abrangente do que a simples faixa etária dos destinatários diretos; a valorização imprescindível da «sinodalidade», atitude ou forma de “ser Igreja” que há de caracterizar este terceiro milénio».

Disponhamo-nos, então, a caminhar juntos por esse Caminho Novo que o Espírito nos indicará, envolvidos totalmente nessa descoberta e nos desafios que nos forem propostos pela nossa Catequese, pela Comunidade e pela própria Diocese.

Se estás interessado em conhecer melhor o Plano Diocesano de Pastoral para 2021-2022, vai a https://www.diocese-porto.pt/pt/destaques/plano-diocesano-de-pastoral-20212022/