top of page
Buscar

Levanta-te!

Ser Igreja é caminhar juntos! Por isso, somos chamados a um caminho sinodal, onde todos, mas mesmo todos, nos devemos sentir comprometidos na vida e missão da própria Igreja!

A nossa Diocese, para este ano pastoral, colocava-nos o seguinte imperativo: “Levanta-te! Juntos por um Caminho Novo”, no intuito de que nos desinstalemos e possamos avançar por um caminho diferente, onde a nossa fé seja vivida com autenticidade e alegria…

O nosso site (presente também nas redes sociais) sempre pretendeu ser um instrumento de comunhão e participação entre todos os seus leitores, nomeadamente aqueles que fazem parte da comunidade catequética do Seminário Passionista de Santa Maria da Feira, sejam eles catequistas, catequizandos ou encarregados de educação.

Neste contexto, surgiu também uma rubrica que, na última atualização do site se chama precisamente “Levanta-te e…”, para que a Palavra de Deus de cada Domingo fosse objeto, não só do nosso conhecimento, mas também duma partilha enriquecedora, que fomentasse novas pistas que pudessem ajudar outros a percorrerem connosco esse Caminho sempre Novo que é o próprio Jesus!

Ora a nossa dificuldade está em perceber até que ponto o nosso objetivo foi alcançado, pois não temos tido nenhum feedback e as partilhas recebidas são apenas de respostas a alguns desafios concretos das dinâmicas da Catequese. Talvez a Pandemia nos tenha feito cair no desânimo e já não tenhamos força ou vontade de nos levantarmos e vivermos a nossa fé de uma forma mais ativa e participada.

Como criar espaços de partilha onde nos deixemos desafiar uns pelos outros, para caminharmos juntos? O que faz falta para que tenhamos a ousadia de vincular uma ideia nossa, assumindo o nosso ponto de vista?

Atreves-te a ajudar-nos nesta nossa reflexão? Envia-nos o teu ponto de vista ou as tuas sugestões para o nosso email – querercrer@gmail.com – de forma a podermos pensar em novas iniciativas, mantendo aquelas que, porventura, continuem a ser pertinentes.



bottom of page