• Querer Crer

Juntos, a Caminho de um Natal fora da caixa!

“Levanta-te! Juntos, por um Caminho Novo” é o lema pastoral da nossa Diocese para este Ano 2021-2022. Com o “Levanta-te” invoca-se a figura de Maria que “se pôs a caminho e dirigiu-se à pressa para a montanha”, em visita à sua prima Isabel. Este será o lema das Jornadas Mundiais da Juventude que decorrerão em Portugal no ano de 2023, e para as quais estamos todos convocados, sabendo acolher os jovens do mundo inteiro que nos visitarão. “Juntos”, pois é em família, com as diversas gerações, que se pode testemunhar a presença do Amor no mundo (e este ano, por vontade do Papa Francisco, vivemos o Ano Família Amoris Laetitia, pelos 5 anos deste documento do Papa dedicado à Família). Também a Comunidade Cristã é chamada a ser a Família das famílias! E, finalmente, “por um Caminho Novo”, porque a Igreja se quer sinodal, ou seja, que caminha em comunhão, como Povo de Deus, dando espaço à participação de todos, para que todos possam tomar parte na missão como discípulos missionários (para aprendermos a viver assim, a Igreja vive um Sínodo entre 2021 e 2023, precisamente para que todos possamos participar com as nossas ideias e sugestões, numa Igreja que sabe escutar o outro).

Com tudo isto, já temos muito para viver um Natal fora da caixa! Não queremos um Natal igual aos outros, feito só de troca de prendas e rabanadas…. Precisamos de mais! Jesus, Aquele que vai chegar é muito mais! E nós temos de fazer caminho até Ele! Atreves-te a fazer um caminho fora da caixa, diferente, inovador, com criatividade?

Assim, ao iniciarmos este Advento, comecemos juntos, em família, a tentar perceber melhor o que significa pensar fora da caixa – Vamos jogar! 😊 Partilhemos, entre nós, o que significa o Natal para cada um, encontrando espaços de escuta e diálogo, e renovando o nosso desejo de vivermos um Natal “fora da caixa”!

Na Comunidade, e com a ajuda da Catequese, vamos pôr-nos a caminho, renovando o nosso compromisso de uma maior participação nas atividades propostas e na vivência semanal da Eucaristia, onde Jesus Se faz presente, revelando-Se como O Caminho!

E se caminhamos juntos ao encontro de Cristo, a Sociedade à nossa volta também deve sentir e presenciar os efeitos deste dinamismo, pela nossa Alegria, mas também pela nossa Solidariedade e sentido de Missão.

Em anexo as diferentes etapas do nosso Caminho, para serem vividas “fora da caixa”.



Etapas do nosso caminho
.pdf
Download PDF • 148KB