• Querer Crer

Festa das Fogaceiras

Aproxima-se o dia da nossa Festa das Fogaceiras, a grande festa do nosso Concelho de Santa Maria da Feira, que decorrerá no próximo dia 20 de janeiro.

É uma festa com mais de 500 anos de tradição, fruto do voto que as gentes das Terras de Santa Maria fizeram ao Mártir S. Sebastião, para que os protegesse dos efeitos da peste. Assim, anualmente, é entregue ao Santo a fogaça, no cumprimento desse voto, pão doce que evoca, com as suas formas, o castelo da nossa cidade.

Com renovada fé e devoção, devemos unir-nos a esta tradição, pedido a S. Sebastião que interceda por nós junto de Deus, para que nos livre da peste dos nossos dias, a Covid-19. É este vírus, precisamente, que nos impede de viver esta festa com todo o esplendor e alegria que era habitual. Por exemplo, na missa e na procissão, só estarão presentes 31 meninas, em representação de cada uma das freguesias do Concelho, para, em nome de todos os feirenses, cumprirem o nosso voto para com S. Sebastião.

Unamo-nos todos numa prece ao Senhor para que nos livre da “peste” e aprendamos a valorizar os gestos de partilha e cuidado pelo outro, que as gentes da nossa terra sempre foram capazes de vivenciar, fruto da sua devoção e união à volta do Mártir S. Sebastião.