top of page
Buscar

Crisma – Movidos pelo Espírito 29 outubro 2023

O grupo de 38 jovens “Movidos pelo Espírito” iniciou em setembro, na comunidade, a sua preparação para o sacramento do Crisma.

Em vários momentos e encontros, os jovens recordaram o lema que os acompanhou nas catequeses ao longo do ano: “Acreditar Mais” porque sabemos que Deus tem um rosto humano – Jesus.”

Neste tempo de encontro mais próximo até à celebração do Sacramento também recordaram com alegria o seu símbolo – o cajado peregrino – e que tão bem representou todo este caminho de preparação até ao Crisma.

Na celebração do passado dia vinte e nove de outubro, estes jovens juntaram-se a outros jovens das Paróquias de Stª Mª da Feira, de Sanfins e Escapães para serem crismados pelo Senhor Bispo, D. Vitorino Soares. Pela mão de D. Vitorino receberam os Santos óleos de Jesus e cada um pela sua própria voz respondeu ao rito de confirmação, expressando com fé o seu sim a Cristo.

A celebração foi um momento belo e acolhedor, de manifestação do Santo Espírito e, nas palavras do Senhor Bispo, três sinais tornar-se-iam visíveis ou sensíveis na vida e ação destes jovens Crismados - a mansidão, a alegria e a ousadia.

Neste momento tão feliz, todos os jovens escutaram as palavras inspiradoras de esperança, como se chamados por Jesus – chamados a ser Seus Apóstolos, a confirmar disponibilidade e serviço ativo na Igreja de Jesus Cristo.

Os dons que receberam do Espírito Santo vão certamente dar fruto porque cada um crescerá em graça, sabedoria e verdadeira alegria.

Dos momentos de encontro com Jesus em dez anos de catequese à alegria da Confirmação na comunidade paroquial alargada, os seus rostos transpareciam esta ousadia: “queremos ser sempre Movidos pelo Seu Santo Espírito.”


Comentarios


bottom of page