top of page
Buscar

"Com Alegria seguimos a Estrela"




Num tempo marcado pelas guerras, pela corrupção, pelas injustiças e sofrimentos humanos, celebrar o nascimento de Jesus deve ajudar-nos a centrar-nos naquilo que é essencial e que, verdadeiramente, nos traz Alegria e Felicidade!


Jesus vem, hoje como ontem, e Belém deve ser o teu coração capaz de O acolher! Com Jesus na tua vida, viverás a Alegria e serás capaz de semear à tua volta sinais de paz, lealdade, justiça e bem-estar, que farão florescer a verdadeira Alegria para todos!


A proposta que lançamos para este tempo de Advento e Natal nasce da Alegria em seguir essa Estrela que é Jesus! Podemos pensar que as coisas, neste momento, não estão para grandes sorrisos e alegrias; ou talvez, porque não sou atingido diretamente por grandes preocupações, devo continuar a colocar a minha felicidade naquilo que posso ter em bens materiais, segurança e conforto. Mas será que assim, algum dia, poderás viver a verdadeira Alegria?


Vamos correr o risco, este ano, de seguir a Estrela, fazendo do Natal um tempo de Alegria genuína, de encontro e fraternidade, de gestos…. Estás disponível para seguir a Estrela? Então, liberta-te da ideia dos natais comerciais, muito ruidosos, mas pouco autênticos, e decide-te a começar de novo, com a certeza de que, com Jesus, viverás a verdadeira Alegria!


Durante o Advento, aprende a VIGIAR, mantendo-te acordado e disponível para os desafios que o Senhor te propõe. Com Maria, não tenhas medo de ACOLHER as surpresas de Deus que Se quer fazer presente na tua vida. Há que PREPARAR os caminhos do Senhor, pois a sua vinda depende de ti: Ele só chega ao coração daqueles que se decidem a fazer caminho com Ele! Acolhendo-O, também tu serás LUZ para os que vivem à tua volta, e com o teu SIM, Ele poderá continuar a trazer Esperança e Alegria a todos eles.


Assim, neste tempo de Advento e Natal, juntos, com Alegria seguimos a Estrela!


Para as nossas crianças e adolescentes:


Para Jesus nascer hoje e estar presente na vida das pessoas é necessário que nós deixemos que Ele faça morada em nós! Estás disposto(a) a abrir o teu coração, para que Ele nasça em ti?


Então, com Alegria, toma a decisão de seguir a Estrela! E não te deixes confundir pelas outras muitas luzes que se acendem neste tempo, mas que não te levam nem ao encontro de Jesus nem das outras pessoas que tanto precisam de ti!


Semana a semana descarrega, aqui no site, os nossos desafios semanais.


Em Casa:


A cada semana, encontra, com os teus pais, um tempo para refletir sobre o Evangelho do Domingo e fazerem, todos juntos, a pequena oração que vos sugerimos.


E não deixes de participar no Cordão de Luz, no dia 23 se dezembro, após a missa das 16.30h, trazendo a tua estrela bem iluminada – sê criativo(a), mostrando a todos qual é a Estrela que vale a pena seguir com Alegria!


Na Catequese e na Comunidade:


Prepara com muito carinho, com a ajuda dos catequistas, a Estrela que vai dar mais “luz” à casa e à família de outra pessoa da nossa Catequese. Mais importante do que os presentes materiais, são aqueles que nos aproximam uns dos outros na amizade e na partilha!


Depois, a partir da Festa da Mãe de Jesus e nossa Mãe, a Imaculada Conceição, dá mais cor ao presépio da nossa comunidade, no hall da igreja, trazendo o teu contributo para as obras da casa onde Jesus nos recebe com tanto carinho, fazendo de nós uma família onde todos, todos, todos, temos lugar!


E para os grupos de adolescentes: preparem, em conjunto, uma decoração para colocar nas portas de todas as salas da catequese e espaços adjacentes (durante as duas primeiras semanas do Advento), de modo a darmos mais cor, sentido e alegria a esta época que vamos viver, fazendo do espaço do nosso encontro semanal também a nossa casa!

Posts recentes

Ver tudo

Festa de Encerramento

No dia 22 de junho vivemos a nossa Festa de Encerramento de mais um ano de Catequese. Como habitualmente, começamos por dar graças a Deus, com a Eucaristia celebrada às 15 horas, por toda a caminhada

Comments


bottom of page