top of page
Buscar

Cheios do Espírito Santo fomos enviados por Jesus!

Celebração do Envio e Vigília de Pentecostes


Com a celebração do Pentecostes termina, liturgicamente, o tempo de Páscoa. A data, para os cristãos, está revestida de um simbolismo especial, porque consubstancia a missão a que fomos chamados: enviados a anunciar a Boa Nova do Reino de Deus.


O grupo dos Enviados por Jesus teve, nessa celebração, a festa do seu ano. Com 9 anos de caminhada catequética, comprometeram-se, nesse momento e cheios da força do Espírito Santo, tal como os apóstolos, a sair e a falar a todos desse Novo Mandamento de Jesus: o Amor! A celebração foi vivida de uma forma intensa, pelos jovens presentes e pelas famílias que, salutarmente, os acompanharam.


Ao longo da Eucaristia foi-se construindo um muro onde se encontravam inscritos os dons do Espírito Santo, evocados de acordo com os diferentes momentos da celebração. Certos do carismas que eles nos dão, propiciou-se, acreditamos nós, um compromisso de renovação interior motivado por cada “tijolo” ou língua de fogo. A seriedade e tranquilidade que cada jovem pôs naquela construção revelou, alegoricamente, a sua vontade de ser pedra viva e sólida da Igreja, animado pelo sopro desse Deus que tudo pode!


Como habitualmente nessa data, a Catequese propôs, ainda, a experiência de uma Vigília aberta a crianças e jovens e restante comunidade. Deste momento de intimidade com Jesus, gostaríamos de destacar três dimensões. A primeira diz respeito aos catequistas: a Igreja estava surpreendentemente cheia, pelo que não podemos deixar de acreditar que o Espírito faz muito mais por nós, em convite, do que aquilo que supomos. A segunda diz respeito aos catequizandos: os mais pequeninos deixaram-se envolver, letra a letra, na descoberta de cada palavra que, sem saberem muito bem, lhes ia indicando cada um dos dons do Espírito Santo, uma verdadeira revelação! Por seu turno, os jovens mostraram quão capazes são de passar uma mensagem convicta e assertiva. Por último, um testemunho dos pais que salienta o ambiente criado: “um momento vibrante, lindo e emocionante (…) maravilhoso pela energia que se sentiu, foi arrepiante, preencheu o nosso coração, fruto do fogo de Espírito Santo”.


Fazemos votos que este grupo de jovens Enviados por Jesus não se canse de cantar com a sua vida “Sê bem-vindo, Santo Espírito, bem-vindo entre nós / Pois tudo o que desejamos vem  de ti”.

 

Os catequistas





 

Posts recentes

Ver tudo

Festa de Encerramento

No dia 22 de junho vivemos a nossa Festa de Encerramento de mais um ano de Catequese. Como habitualmente, começamos por dar graças a Deus, com a Eucaristia celebrada às 15 horas, por toda a caminhada

Comments


bottom of page