“A vida não serve, se não se serve…porque a vida mede-se pelo amor!”

No passado sábado, dia 4 de abril, os catequistas do nosso Núcleo de Catequese dariam início à vivência da Semana Santa com uma manhã de retiro, recebendo, à tarde, os seus catequizandos e respetivas famílias, para a Eucaristia de Ramos, seguindo-se a Via-Sacra, esse caminho que Jesus fez até ao Calvário, para entregar a Sua Vida por nós, por Amor!


Como tudo isto não era possível realizar, devido ao Covid-19 que nos faz estar, a todos, em isolamento social, quisemos fazer esse caminho com Jesus, e com todos aqueles que são vítimas desta pandemia e os que lutam, na linha da frente, para nos ajudar a superar este grave momento, juntos, sentindo-nos também unidos, espiritualmente, às nossas crianças e adolescentes! Para isso, via internet, reunimo-nos pelas 16.30h, cerca de 40 catequistas que, sentindo-se felizes por este reencontro, rezaram juntos, pondo no coração de Jesus todas as pessoas do nosso mundo porque, afinal, somos todos um, partilhando a mesma condição e dependendo totalmente uns dos outros!


Foi muito bom rezarmos juntos, rever-nos e, sobretudo, animar-nos mutuamente, fortalecendo a nossa fé e a nossa esperança para, unidos, darmos início à nossa Semana Santa: que a entrega de Jesus nos faça viver com mais amor e em espírito de serviço, como nos recordou o Papa Francisco neste Domingo de Ramos: “Queridos amigos, olhai para os verdadeiros heróis que vêm à luz nestes dias: não são aqueles que têm fama, dinheiro e sucesso, mas aqueles que se oferecem para servir os outros. Senti-vos chamados a arriscar a vida. Não tenhais medo de a gastar por Deus e pelos outros! Lucrareis… Porque a vida é um dom que se recebe doando-se. E porque a maior alegria é dizer sim ao amor, sem se nem mas, como fez Jesus por nós”.