“A minha Primeira Comunhão”

Alguns testemunhos de crianças e catequistas


Catequistas:

Ao iniciarmos o ano catequético, cada criança já tinha algum conhecimento de Jesus. Ajudá-las a crescer neste conhecimento era fundamental para a vivência da grande etapa da Primeira Comunhão.


Notou-se o interesse e a alegria pela descoberta do Amigo Jesus, o que nem sempre é fácil, para nós catequistas, provocar esse interesse!


Foi bom ver a alegria das crianças e também dos pais, nas celebrações deste Primeiro Encontro com Jesus Eucaristia.


Para além da Primeira Comunhão, também foi celebrada a Festa da Palavra, onde receberam cada um a sua Bíblia com muita Fé.


Foi uma celebração muito bela! No cântico final da Celebração via-se a alegria deles para com Jesus e no abraço aos seus pais; saíram da igreja com Jesus no seu coração, com o propósito de O comungarem outras vezes, de quererem levar ao Mundo a Luz de Jesus.


E, agora, as crianças:

Gostei muito de receber Jesus no meu coração…


Adorei estar acompanhada pela minha família, de ouvir Jesus e estar com Ele…


Não ouvi Jesus quando comunguei, mas a minha mãe disse que Ele estava a dizer-me para O seguir, para fazer o bem e para ser feliz…


Eu gostei muito da minha Primeira Comunhão porque fui ler: mesmo estando ansioso acho que correu bem. A experiência de ter ido ler foi muito boa. Foi bom ter tomado a hóstia. A minha festa foi pequena por causa do coronavírus, mas bonita. Gostei de tudo!


Eu gostei muito do dia em que me fui confessar, mas no início estava um bocado nervoso, não sabia bem o que ia acontecer; mas depois vi que era só conversar com o Padre e dizer as coisas más que às vezes fazia, e depois senti que estava desculpado por aquelas coisas e fiquei feliz. Na minha Comunhão gostei de receber a minha Bíblia e da Hóstia. Fiquei muito contente porque os meus padrinhos estiveram sentados ao meu lado, porque os meus pais não puderam, e participei na Comunhão: fui ler, enganei-me a ler uma palavra, fiquei triste, mas depois passou. Agora, quando for à missa já posso comungar Jesus.


A minha Primeira Comunhão estava prevista para ser no dia 6/6/2020, mas por causa da pandemia (COVID 19) foi adiada para o dia 7/11/2020, e só estiveram presentes os pais e irmãos de todos. Vesti um grande fato, que se chama alba, e parecia um anjo; e depois um lenço com o meu nome e data de batismo bordado. Tirei fotografias em casa com os meus pais antes da Comunhão e, por sorte, não apanhámos chuva porque até estava um dia chuvoso. Quando entrei na igreja vi que estava muito bem decorada com flores que adorava (gipsofila e crisântemos). Tudo estava muito bem organizado e fiquei feliz porque a minha família assistiu em direto no Facebook. Adorei a parte em que li a “LITURGIA DA PALAVRA”, porque falava sobre a primeira vez que íamos receber a comunhão. Na mesma Missa, ao qual chamaram de: A primeira Comunhão e Festa da Palavra, recebemos a Bíblia e mais tarde pude comungar e sentir Jesus no coração. Depois da cerimónia fui para casa e fiz uma grande festa com os meus pais: comi pizza e bolo da comunhão que nós fizemos. Foi o meu melhor dia!