Perdidos por Vale de Cambra!


Em modo ativo de preparação da Quaresma 2020, 24 catequistas, mais o Padre Silva, decidiram dar outro sabor a este Tempo que se aproximava, pois para nós a Quaresma é para ser vivida em comunidade, onde todos juntos, como uma grande família, nos preparamos para a Celebração do Mistério Pascal de Jesus.

Assim, no dia 22 de fevereiro, começamos o nosso dia junto de Jesus, que nos recebeu de braços abertos e com uma palavra nos lábios: “Renunciar”!E nós, com uma bela oração,pedimos-Lhe que nos desse a capacidade de mudar o que nos prende ao pecado e o que nos afasta dos outros, para sermos capazes de assumir o desafio seguinte: “Revestir”!

Terminada a oração,o grupo saiu do Seminário e seguiu até junto da Capela de Nossa Senhora da Saúde,em Vale de Cambra, local onde passaria o resto do dia. Inspirados pela palavra “Renovar”, procuramos conhecer o espaçoque nos envolvia e, sobretudo, conhecermo-nos melhor uns aos outros, o que nos guiou até ao clássico FC Porto - SL Benfica e ao caso “Marega”, mas também a outras conversas mais interessantes, renovados pelo sol maravilhoso da manhã! A meio do percurso, como adultos que somos, não resistimosa brincadeiras no parque infantil; a verdade é que o escorrega, o baloiço e o balancé não se cansaram com as nossas brincadeiras. Nós, as crianças – ui, peço desculpa,os adultos – é que nos cansamos, mas pudemos recuperar as nossas energias num maravilhoso almoço partilhado, onde a boa disposição e amizade foram os pratos do dia.

Com a alegria cada vez mais presente no grupo – visível nas canções e, mais ainda, nos sorrisos trocados, seguiu-se uma partilha inspirada na palavra “Reconhecer”, que nos ajudou a conhecermo-nos melhor, já sem quaisquer filtros, mas também o valor da nossa missão que nos é confiada pelo próprio Jesus, o que não impede que haja desânimos e fracassos pelo caminho. Mas, pondo a nossa confiança n’Ele, e sabendo dar as mãos uns aos outros, valorizando o que cada um tem de melhor, poderemos seguir em frente, sempre com um sorriso por pertencermos ao grupo dos amigos e discípulos de Jesus!

Depois desta atividade, entramos na capela, onde celebramos o encontro maior com Jesus na Eucaristia, sentindo-nos todos unidos e agradecidos pela Sua presença que nos faz “Reviver”!Como nos dizia a Palavra de Deus, esta Vida com sentido passa por ser santo como Deus é santo ou perfeitos como o nosso Pai Celeste!

Após a missa, e ainda que atacados por alguns mosquitos e como se já não tivessem comido que chegue, fomos todos comer outra vez! Foi assim que terminamos mais um dia bem passado na companhia uns dos outros e, principalmente, do nosso grande Amigo Jesus.


Posts recentes

Ver tudo

Datas Reunião de Pais

Movidos pelo Espírito (10º ano) – 16 de setembro 2020 (21.00 H) Filhos amados do Pai (2º ano) - 17 de setembro 2020 (21.00 H) Chamados por Jesus (8º ano) - 18 de setembro 2020 (21.00 H) Guiados pel