Todos aqui nascemos!


No passado sábado, pelas 16h30m, a igreja do nosso Seminário tornou-se pequena para tantas pessoas que nela quiseram entrar para celebrar a Eucaristia, seguida do habitual Cordão de Luz.Devido às más condições climatéricas, o Cordão de Luz não percorreu as ruas da cidade; no entanto, o entusiasmo foi o mesmo e a manifestação de alegria aconteceu mesmo dentro da igreja, logo após a Missa.

Foram muitas as crianças e jovens a participarem ativamente neste momento: os grupos de catequese uniram-se em pares e prepararam cinco quadros natalícios, que representaram a caminhada de Advento vivida este ano.

O 1º quadro relembrou-nos os principais gestos de Natal: garra, paz, amor, sorrisos, luz…, porque a tua luz não se apaga quando ajudas a acender a do próximo! Para tal, o símbolo escolhido foi a Estrela.

O 2º quadro contou-nos uma bela história de dois irmãos que reataram a sua enorme amizade com a ajuda do carpinteiro Jesus. Porque neste Natal é urgente perdoar, aprender a ver os outros com os olhos de Deus. Haverá melhor símbolo para a representação do que o coração!?

O 3º quadro relembrou-nos a importância do batismo e de pertencermos a algo muito maior do que nós, ficando o desafio de levares aos outros o que achas que te deviam ter trazido a ti. Nesta mensagem veio partilhado o símbolo do Sorriso.

O 4º quadro procurou alertar-nos para o verdadeiro Natal, o Natal que celebra o nascimento de Jesus e que deve abandonar um conceito demasiado consumista e oportunista, convidando-nos a usar e partilhar mais gestos e palavras de Amor. Aqui, o símbolo da Cruz é aquele que mais Amor demonstra.

Para finalizar, o 5º quadro foi um completo desafio de renovação espiritual. Jesus desafia-nos a abraçar esta nova vida, uma vida onde reina o bem, a bondade e o amor, porque apenas vive quem não tem medo de nascer outra vez!

E como o símbolo final foi a concha do batismo, a todos os catequizandos presentes, foi oferecido um pequeno Menino Jesus, que deverá ser colado nesta concha, relembrando o momento de entrada no Reino de Deus.Assim começou o nosso Verdadeiro Natal, com os maiores e melhores desafios, porque, afinal…, todos aqui nascemos!


Posts recentes

Ver tudo

Datas Reunião de Pais

Movidos pelo Espírito (10º ano) – 16 de setembro 2020 (21.00 H) Filhos amados do Pai (2º ano) - 17 de setembro 2020 (21.00 H) Chamados por Jesus (8º ano) - 18 de setembro 2020 (21.00 H) Guiados pel