“O amor não acaba nunca!”


No passado sábado, dia 19 de maio, pelas 21.30h, o largo do Seminário Passionista encheu-se de luz para viver a Fé de mais uma Vigília de Pentecostes. A noite estava agradável e convidava a um momento pleno de oração, agradecimento e reflexão. Foi assim que tudo começou!

Esta foi uma Vigília que lembrou o Amor, isto porque devem sempre permanecer três sentimentos no nosso coração, a Fé, a Esperança e o Amor… No entanto, o maior de todos será sempre o Amor!

Foi através deste Amor que Deus nos deixou os sete Dons do Espírito Santo:

  • O Dom da Ciência: este Dom que nos dá a capacidade de discernir como queremos fazer esta nossa jornada e de usarmos a nossa inteligência para servir o plano de Deus.

  • O Dom do Entendimento que nos permite viver no mundo com o olhar de Deus, abertos ao amor cristão que tudo desculpa e que gera uma nova luz em nosso redor.

  • O Dom da Sabedoria, com ela o nosso coração tem a capacidade de Amar e de rejubilar com a verdade, de rejubilar e de nos alegrarmos com a felicidade do outro, nosso irmão.

  • O Dom do Conselho que nos permite tomar as decisões oportunas nas horas difíceis da vida, para que se comporte como verdadeiro filho de Deus, exigindo-nos assim uma atitude de grande coragem.

  • O Dom da piedade que nos leva a ver o outro como um irmão e amando-o como um filho amado por Deus.

  • O Dom da Fortaleza que nos cria o impulso e a força para que, nas situações mais difíceis, os obstáculos se transformem em meios; dá-nos a paz mesmo nas horas mais difíceis.

  • O Dom do Temor de Deus pois, conforme os céus se elevam acima da terra, assim é grande o Seu amor para os que O temem. O seu Amor não acaba nunca!

Depois de relembrarmos, com a ajuda das crianças e jovens da Catequese, estes Dons e a Sua importância, ao mesmo tempo que todos os presentes se enchiam de luz, fomos convidados a deixar uma mensagem a Deus que se transformou no símbolo do Espírito Santo.

Para finalizar esta Vigília, ainda em grande emoção, soltaram-se os balões que se elevaram aos Céus, levando os nossos sentimentos e emoções para junto de Deus!