Como os ramos

Ascensão do Senhor

Este domingo celebramos a Festa da Ascensão de Jesus ao Céu:terminada a Sua Missão na Terra, tendo vencido a morte com a Sua Ressurreição, Jesus confia aos Apóstolos e aos discípulos de todos os tempos a missão de continuarem a Sua Obra, seguros de que Ele continuará sempre presente na vida dos Seus amigos. Assim, e através deles, Jesus continuará a manifestar o Seu Amor e a Sua Misericórdia a todas as pessoas de todos os tempos. Aceitas o desafio de ser Sua testemunha, onde quer que te encontres? Presta, então, atenção às palavras de Jesus na Conclusão do Evangelho de S. Mateus (28, 16-20):

Naquele tempo,

os onze discípulos partiram para a Galileia,

em direção ao monte que Jesus lhes indicara.

Quando O viram, adoraram-n'O;

mas alguns ainda duvidaram.

Jesus aproximou-Se e disse-lhes:

«Todo o poder Me foi dado no Céu e na terra.

Ide e ensinai todas as nações,

Batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,

Ensinando-as a cumprir tudo o que vos mandei.

Eu estou sempre convosco até ao fim dos tempos».

A Missão de Jesus é agora a nossa Missão! Devemos estar conscientes de que, terminado o tempo “terreno” de Jesus, somos nós, os Seus discípulos, quem deve continuar a Sua Missão. Até porque Ele vive no mundo através de nós, como é Seu desejo. Além disso, temos o Seu Espírito, cuja presença na Igreja, celebraremos no próximo domingo. Do último encontro de Jesus com os Seus discípulos, após a Sua Ressurreição, poderemos certamente retirar belas lições para a nossa vida. Lançamos algumas pistas:

  • Em primeiro lugar, os discípulos (os onze Apóstolos) não estão parados. Eles “partiram”, e partiram para a “Galileia, em direção ao monte que Jesus lhes indicara”. Onde será a minha “Galileia”? Onde é que Jesus me quer neste momento? A Galileia foi onde a aventura de Jesus com os Seus discípulos tinha começado. E é aqui que Ele quer Se despedir deles, enviando-os em Missão! Assim, a minha missão também começa em casa, no meu lugar, mas na disponibilidade de ir onde Ele me quiser. O importante é saber “partir” e, muitas vezes, nós não queremos deixar o nosso conforto, o nosso comodismo, as nossas coisas… O que devo deixar para, cada dia, ser um verdadeiro discípulo missionário de Jesus nos meus ambientes?

  • Certamente reparamos que os discípulos partiram para ir ao encontro de Jesus, no monte. Não podemos ser missionários, continuadores da obra de Jesus, se, primeiro, não nos encontramos com Ele. Vivo frequentemente esse encontro com Jesus? Deixo que Ele me dirija diretamente a Sua Palavra, que me fale ao meu coração?

  • Nesse encontro com Jesus, os discípulos adoraram Jesus, ainda que alguns tenham duvidado. As dúvidas fazem parte da nossa caminhada humana, e mais ainda na vivência da nossa fé. Mas Jesus conta com todos, apesar das nossas inseguranças e fragilidades. Importa é viver o encontro com Ele para que O possamos reconhecer e adorar, ou seja, deixar-nos inundar pelo Seu Amor e ir descobrindo que só Ele é Senhor, o único onde poderemos encontrar a salvação, a felicidade plena!

  • As palavras de Jesus estão em forma de mandato: “Ide e ensinai…”. Mais uma vez nos exigem o partir, o ir… o desprendimento, para que nada nem ninguém nos impeça de ser missionários. E “vamos” para batizar e ensinar, ou seja, para conduzir outros a esse mesmo encontro com Jesus que transformou as nossas vidas. Assim, só posso ensinar com credibilidade se, eu próprio, vivo aquilo que anuncio. O missionário só o é de verdade quando se tornou, primeiramente, num autêntico discípulo (seguidor) de Jesus.

  • Finalmente, a garantia de Jesus em forma de promessa: “Eu estou sempre convosco até ao fim dos tempos”. Acredito nesta presença de Jesus? Sinto-a na minha vida ou vivo fechado ao Seu Amor?

Ofereçamos a Jesus a oportunidade de se encontrar connosco e de nos acompanhar pelos nossos caminhos, para que possamos levar aos outros a Sua Bondade, o Seu Perdão, a Sua Ajuda…, com esta consciência de que somos todos irmãos a caminho da casa do Pai, porque, com Jesus elevado ao Céu, a nossa humanidade já se encontra em Deus!

  • Facebook
  • Instagram