top of page

Com Alegria… sê livre!

IV Domingo do Tempo Comum – Ano B

EVANGELHO – Mc 1, 21-28

Jesus chegou a Cafarnaum

e quando, no sábado seguinte, entrou na sinagoga

e começou a ensinar,

todos se maravilhavam com a sua doutrina,

porque os ensinava com autoridade

e não como os escribas.

Encontrava-se na sinagoga um homem com um espírito impuro,

que começou a gritar:

«Que tens Tu a ver connosco, Jesus Nazareno?

Vieste para nos perder?

Sei quem Tu és: o Santo de Deus».

Jesus repreendeu-o, dizendo:

«Cala-te e sai desse homem».

O espírito impuro, agitando-o violentamente,

soltou um forte grito e saiu dele.

Ficaram todos tão admirados, que perguntavam uns aos outros:

«Que vem a ser isto?

Uma nova doutrina, com tal autoridade,

que até manda nos espíritos impuros e eles obedecem-Lhe!»

E logo a fama de Jesus se divulgou por toda a parte,

em toda a região da Galileia.

 

Todos queremos ser livres e felizes, mas será que o somos? Onde buscamos essa felicidade? O que é para ti ser verdadeiramente livre? É preciso ter a coragem de nos abrirmos à Palavra de Jesus, pois só Ele fala com verdadeira autoridade! Não esqueçamos que Ele vem de Deus e faz-nos participar da sua Vida, indicando-nos o verdadeiro rumo para a nossa felicidade. Então, se queres ser feliz, não deixes de te maravilhar com a sua Palavra, testemunhada pelo seu próprio exemplo e atitudes. Jesus dá-te inteira liberdade para fazeres as tuas escolhas, mas se queres encontrar o teu caminho de felicidade, com Alegria… sê livre e aposta em Jesus e na sua Palavra!

É verdade que se deixas Jesus entrar efetivamente na tua vida, guiar-te pela sua Palavra, muitas coisas serão postas em causa. Jesus não alinha em esquemas que nos aprisionam e nos impedem de construir a fraternidade com os irmãos. A tentação do comodismo e da indiferença é demoníaca! Mas Jesus vem para vencer “os espíritos impuros” que se querem instalar em nós. Deixa que Jesus te fale diretamente ao coração e, com Alegria… sê livre!

A autoridade de Jesus, a sua nova doutrina, é capaz de dominar todas as forças do mal. É nosso dever estar ao lado de Jesus e ajudar o mundo a libertar-se deste domínio! Para isso, teremos de viver e anunciar, com verdade, essa Palavra de Jesus. Terás coragem para ir à tua Galileia, dando a conhecer o verdadeiro rosto de Jesus, com um coração puro como o d’Ele? Então, com Alegria… sê livre e leva a salvação de Deus aos outros!

bottom of page