top of page

Com alegria… integra a família de Deus

Solenidade da Santíssima Trindade – Ano B

EVANGELHO – Mt 28, 16-20
Naquele tempo,
os onze discípulos partiram para a Galileia,
em direção ao monte que Jesus lhes indicara.
Quando O viram, adoraram-n’O;
mas alguns ainda duvidaram.
Jesus aproximou-Se e disse-lhes:
«Todo o poder Me foi dado no Céu e na terra.
Ide e fazei discípulos de todas as nações,
batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,
ensinando-as a cumprir tudo o que vos mandei.
Eu estou sempre convosco até ao fim dos tempos».

Depois do Tempo da Páscoa – que encerra com o Pentecostes, a Igreja retoma o Tempo Comum celebrando um Deus que é Amor, Família, Comunhão…, com a Solenidade da Santíssima Trindade. Quem é Deus para ti? Que significado é que Ele tem na tua vida? É com Jesus que nós ficamos a conhecer o Pai que é um só com o Filho e o Espírito Santo, esse Espírito de Amor que não só estabelece uma comunhão perfeita entre o Pai e o Filho, como se abre numa doação total aos seres por Ele criados. Toma, então, consciência de que Deus nos convida a participar do seu Amor e, com alegria… integra a família de Deus!


Após a Ressurreição, quando Jesus Se despede dos seus amigos mais íntimos, é reconhecido como Senhor – por isso O adoram, embora alguns ainda duvidem. E deixa a promessa de que estará connosco para sempre! Caminhas com Jesus a teu lado dia a dia? Segues as suas indicações? Repetes os seus gestos? Só assim participas verdadeiramente da sua vida e missão! Então, com alegria… integra a família de Deus!


Aos que O adoram e aos que ainda duvidam, Jesus faz o mesmo convite: Ir e fazer discípulos, ir e batizar, ir e ensinar! Estás disponível para partir, para sair de ti mesmo e ir ao encontro dos outros? Só se pode fazer discípulos, como diz o Papa Francisco, por atração, não por proselitismo; é necessário que a tua vida, pela tua alegria e doação, se constitua como um convite vivo para aqueles que te conhecem. Ao mesmo tempo, ao saíres de ti mesmo, também tu próprio cresces na fé e na certeza de que Jesus caminha sempre ao teu lado. Por isso, com alegria… integra a família de Deus!


Esta família não tem limites nem exclui ninguém! Todos, todos, todos são chamados a integrar esta família porque Deus a todos ama e a todos quer salvar! Aqueles que recebem o batismo recebem o dom da Vida Nova e, por isso, devem estar disponíveis para viverem como discípulos que procuram praticar aquilo que Jesus nos ensina, vivendo em comunhão com todos. Tu, que és batizado, com alegria… integra, de corpo e alma, a família de Deus! 

bottom of page