Levanta-te… não estás só!

Santíssima Trindade – Ano C

EVANGELHO – Jo 16, 12-15

Naquele tempo,

disse Jesus aos seus discípulos:

«Tenho ainda muitas coisas para vos dizer,

mas não as podeis compreender agora.

Quando vier o Espírito da verdade,

Ele vos guiará para a verdade plena;

porque não falará de Si mesmo,

mas dirá tudo o que tiver ouvido

e vos anunciará o que está para vir.

Ele Me glorificará,

porque receberá do que é meu

e vo-lo anunciará.

Tudo o que o Pai tem é meu.

Por isso vos disse

que Ele receberá do que é meu

e vo-lo anunciará».

 

“O amor de Deus foi derramado nos nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado”, afirma S. Paulo na Carta aos Romanos (5, 5). Assim, podes viver com uma certeza: Deus ama-te, nunca estarás só!

Ao celebrarmos este Domingo a Festa da Santíssima Trindade, encontramos um Deus que é família, que é comunidade: Pai, Filho e Espírito Santo! Um Pai que é Senhor de todas as coisas, que nos criou por Amor; que Se dá a conhecer através do Filho, que nos salva no Amor, pela entrega da sua Vida na Cruz; e que continua a guiar-nos para Ele, na comunhão de filhos amados, pelo Espírito Santo que nos foi dado!

Então, levanta-te… não estás só! Jesus, o teu Mestre, continua a guiar-te pelo seu Espírito. E para onde te leva? Para a verdade que é Ele mesmo! Para a verdade plena deste Deus que Se faz presente em todas as suas criaturas, e que te ama e quer feliz!

Não estás só… quando acolhes o Espírito e te sentes amado por Deus!

Não estás só… quando escutas e ouves os outros, e quando escutas o próprio Deus que te fala pela sua Palavra e no teu coração!

Não estás só… quando, pelo Espírito e pela escuta, és capaz de discernir o caminho a seguir, segundo a vontade d’Aquele que te ama sempre e não pode deixar de te amar!

Levanta-te… não estás só! Sente no teu íntimo o Amor do nosso Deus! E… sentindo esse Amor, partilha-o com todos, pois… onde há Amor, nascem (sempre) gestos!