Domingo XXX do Tempo Comum – Ano B
EVANGELHO - Mc 10,46-52
Naquele tempo,
quando Jesus ia a sair de Jericó
com os discípulos e uma grande multidão,
estava um cego, chamado Bartimeu, filho de Timeu,
a pedir esmola à beira do caminho.
Ao ouvir dizer que era Jesus de Nazaré que passava,
começou a gritar:
«Jesus, Filho de David, tem piedade de mim».
Muitos repreendiam-no para que se calasse.
Mas ele gritava cada vez mais:
«Filho de David, tem piedade de mim».
Jesus parou e disse:
«Chamai-O».
Chamaram então o cego e disseram-lhe:
«Coragem! Levanta-te, que Ele está a chamar-te».
O cego atirou fora a capa, deu um salto e foi ter com Jesus.
Jesus perguntou-lhe:
«Que queres que Eu te faça?»
O cego respondeu-Lhe:
«Mestre, que eu veja».
Jesus disse-lhe:
«Vai: a tua fé te salvou».
Logo ele recuperou a vista
e seguiu Jesus pelo caminho.
Levanta-te e… arrisca! Hoje, repara bem nas atitudes dos diferentes intervenientes desta cena do Evangelho… e vê, sobretudo, como vale a pena… levantar-se e arriscar!
Além de Jesus, os discípulos e a multidão que O seguia, estava um cego sentado à beira do caminho. A sua vida era, não só de dependência dos outros (por isso tinha de pedir esmola), mas estava completamente à margem da sociedade, à beira do caminho! Mas ao saber que Jesus estava a passar por ali, teve a coragem de começar a gritar, reconhecendo Jesus como o “Filho de David”, portanto, como o Messias! E nem sequer quando o mandaram calar, ele desistiu! Arriscou… e quando Jesus o mandou chamar, ele arriscou ainda mais, deitando fora tudo quanto possuía (a capa)! Ao contrário dos discípulos de Jesus, na semana passada, que pediam honras e poder, este homem simplesmente pediu a Jesus a LUZ… e arriscou seguir Jesus pelo caminho!
Se achas que já segues Jesus, no Seu caminho de amor e entrega aos outros, então não deixes de te levantar e arriscar mais, de modo a dares coragem a outros para irem ao encontro de Jesus. Mas se estás acomodado ou te sentes desorientado no caminho, porque não arriscar e chamar por Jesus (gritar), levantar-se e ir ao Seu encontro? Ele é a Luz que guia os nossos passos no caminho da Felicidade: atreve-te e arrisca!