Levanta-te e… renova-te!

Pentecostes – Ano C

EVANGELHO – Jo 20, 19-23

Na tarde daquele dia, o primeiro da semana,

estando fechadas as portas da casa

onde os discípulos se encontravam,

com medo dos judeus,

veio Jesus, colocou-Se no meio deles e disse-lhes:

«A paz esteja convosco».

Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado.

Os discípulos ficaram cheios de alegria ao verem o Senhor.

Jesus disse-lhes de novo:

«A paz esteja convosco.

Assim como o Pai Me enviou,

também Eu vos envio a vós».

Dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes:

«Recebei o Espírito Santo:

àqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados;

e àqueles a quem os retiverdes serão retidos».

 

Como podemos perceber por este Evangelho, o Espírito Santo é um dom do Ressuscitado: é no próprio dia de Páscoa que Jesus, manifestando-Se vivo aos seus discípulos, lhes oferece este dom, “soprando” sobre eles! Se o “sopro” de Deus, no Livro do Génesis, é um sopro vital que dá vida ao ser humano por Ele criado, este “sopro” de Jesus é um sopro que recria o homem, trazendo-lhe vida nova. Então, levanta-te e… renova-te!

O Evangelho oferece-te todas as pistas necessárias para viveres esta renovação e, assim, viveres a vida nova do Espírito que o Ressuscitado nos oferece!

Para te renovares deves viver o encontro com Jesus vivo na comunidade que se reúne em seu nome. De facto, é na comunidade que experimentas a presença real de Jesus e, vivendo essa comunhão com Jesus e com os irmãos, serás capaz de superar todos os medos e angústias e viver a verdadeira Paz do coração!

Para te renovares deves perceber que a Missão que o Pai confiou a Jesus é agora a tua missão. Jesus envia-te, e tu deves partir com alegria, porque o Espírito do Ressuscitado estará sempre contigo. Nunca caminharás sozinho!

Por fim, para te renovares, aprende a usar de misericórdia para com todos, tal como o Pai a usa sempre connosco. Pode parecer-te impossível, mas para Ele, para o Espírito que te recria e renova, não há impossíveis!

E se tu te deixares renovar verdadeiramente pelo Espírito Santo, dom de Jesus Ressuscitado, certamente que, através de ti, outros vão desejar encontrar esse mesmo Deus que fez morada em ti, deixando-se, também eles, renovar pelo Espírito Santo!