Levanta-te… Não, senta-te primeiro!

XVI Domingo do Tempo Comum – Ano C

EVANGELHO – Lc 10, 38-42

Naquele tempo,

Jesus entrou em certa povoação

e uma mulher chamada Marta recebeu-O em sua casa.

Ela tinha uma irmã chamada Maria,

que, sentada aos pés de Jesus,

ouvia a sua palavra.

Entretanto, Marta atarefava-se com muito serviço.

Interveio então e disse:

«Senhor, não Te importas

que minha irmã me deixe sozinha a servir?

Diz-lhe que venha ajudar-me».

O Senhor respondeu-lhe:

«Marta, Marta,

andas inquieta e preocupada com muitas coisas,

quando uma só é necessária.

Maria escolheu a melhor parte,

que não lhe será tirada».

 

É verdade que o Evangelho é para ser vivido. E, por isso, a interpelação que vamos deixando a cada semana: levanta-te…! Mas só o podes viver com autenticidade se, antes, te tornares verdadeiro discípulo de Jesus, disposto a acolhê-l’O na tua vida e a escutá-l’O! Então…, senta-te primeiro, para estares com Jesus!

Marta e Maria acolhem Jesus na sua casa. E tu, és capaz de acolher Jesus, fazendo d’Ele uma presença constante no teu lar? Não se trata apenas de O teres por amigo… Ele deve ser “o Amigo” para todas as tuas confidências e tomadas de decisão, Aquele a quem sempre recorres, por tudo e por nada, que não precisa de “tocar a campainha” para entrar na tua casa!

Marta andava preocupada em servir Jesus, querendo preparar-Lhe o melhor “prato”, mas Maria preferiu sentar-te a Seus pés, como uma discípula pronta a absorver todos os ensinamentos do seu Mestre! Lá está, antes de tudo, somos discípulos de Jesus. Tudo o que possas fazer na tua vida (missão), nasce do encontro com o Mestre. Portanto, levanta-te… Não, senta-te primeiro!

E aprende com a atitude de Maria a acolher os outros de maneira diferente na tua vida. Mais do que aquilo que lhes possas oferecer, eles precisam da tua atenção, do teu tempo, que os escutes com verdadeira amizade, pronto para chorares e rires com eles…. Achas que estás preparado? Então, levanta-te… Não, senta-te primeiro, e abre o teu coração aos outros, ao estilo de Jesus!