Em(Des)Confinamento…

O Ressuscitado é o Bom Pastor que conhece a todas e a cada uma das suas ovelhas, amando-as de verdade – dá a vida por elas! O seu desejo é reunir, num só rebanho, mesmo aquelas que andam dispersas. E tu, como te sentes neste momento? Estás integrado(a) no rebanho, reconhecendo, a cada passo, a voz de Jesus, o Pastor, ou andas um pouco tresmalhado(a)?

Neste IV Domingo da Páscoa celebramos o chamado Domingo do Bom Pastor, tomando consciência de que há um só Pastor, Jesus Cristo, e, como tal, deverá existir apenas um só rebanho que, nas suas diferenças, se completa, porque encontra o sentido para a existência na Vida e na Voz do Pastor! Todos os anos, neste dia, a Igreja oferece-nos um excerto do capítulo 10 do Evangelho de S. João, onde o próprio Jesus Se apresenta como o Bom Pastor, pois Ele é o Messias que Deus, através do Profeta Ezequiel (cf. Ez 34), tinha prometido por à frente do Seu Povo como verdadeiro Pastor. Medita, então, nas palavras de Jesus neste Domingo (Jo 10, 11-18):

Naquele tempo, disse Jesus.

«Eu sou o Bom Pastor.

O bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas.

O mercenário, como não é pastor, nem são suas as ovelhas,

logo que vê vir o lobo, deixa as ovelhas e foge,

enquanto o lobo as arrebata e dispersa.

O mercenário não se preocupa com as ovelhas.

Eu sou o Bom Pastor:

conheço as minhas ovelhas

e as minhas ovelhas conhecem-Me,

do mesmo modo que o Pai Me conhece e Eu conheço o Pai;

Eu dou a minha vida pelas minhas ovelhas.

Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil

e preciso de as reunir;

elas ouvirão a minha voz

e haverá um só rebanho e um só Pastor.

Por isso o Pai Me ama:

porque dou a minha vida, para poder retomá-la.

Ninguém Ma tira, sou Eu que a dou espontaneamente.

Tenho o poder de a dar e de a retomar:

foi este o mandamento que recebi de meu Pai».

Jesus é o Bom Pastor porque, segundo Ele, dá a vida pelas suas ovelhas! Estando conscientes de que Jesus dá a vida por nós – por isso, deixou-Se pregar numa cruz, disponhamo-nos a fazer caminho com Ele, acolhendo a Sua Vida e escutando a Sua Voz!

  • Na primeira parte do Evangelho, Jesus contrapõe à figura do bom pastor uma outra figura, a do mercenário. O bom pastor é aquele que se preocupa com as ovelhas, sendo capaz de dar a vida por elas, se necessário for, ao contrário do mercenário que apenas pensa em si mesmo e em tirar proveito do rebanho; nos momentos de perigo, abandona as ovelhas à sua sorte! No cuidado pelos outros, nas responsabilidades que assumimos na comunidade cristã, na sociedade ou na família, como é a nossa forma de atuar? Sou capaz de estar atento e gastar a minha vida no serviço aos irmãos ou ajo sempre com algum interesse e, por vezes, com segundas intenções?

  • Jesus fala ainda no lobo que vem para arrebatar e dispersar o rebanho… Quando vivo “em solitário”, afastado do rebanho, posso deixar dominar-me pela maldade que me impede de ver os outros como irmãos a quem devo amar. E, assim, tornar-me ocasião de divisão e discórdias! As minhas atitudes não serão, muitas vezes, como as de um lobo em pele de cordeiro?

  • Chama também a atenção a profundidade do conhecimento recíproco entre o Pastor e as ovelhas, semelhante àquele que existe entre o Pai e o Filho! Conheço Jesus de verdade? Cultivo, diariamente, a minha amizade com Ele? As minhas decisões, escolhas e comportamentos são guiados pela Palavra do Pastor?

  • Jesus tem um grande desejo de unidade. Aliás, esta é uma prova irrefutável para que o mundo acredite na Sua presença no meio do Seu rebanho. Tenho procurado esta unidade? Como olho para o outro: com receio e desconfiança ou com amor e compreensão?

  • É preciso que a Voz de Jesus se faça ouvir! Por isso, a Igreja reza para que o Senhor dê à Sua Igreja muitas vocações de pessoas que dediquem toda a sua vida ao anúncio do Reino, ajudando-nos a reconhecer a verdadeira Voz do Pastor. Rezo pelas vocações de especial consagração? Testemunho a minha fé em Jesus nos mais diversos ambientes, para que a Voz de Jesus se faça ouvir e vá congregando a todos num único rebanho e, assim, muitos se animem a segui-l’O mais de perto?

Jesus, o Bom Pastor, dá a Vida! Saibamos acolher, cada dia esta Vida de Jesus, para podermos caminhar juntos, abrindo o nosso coração às necessidades dos irmãos, sempre guiados pela Voz do único e verdadeiro Pastor.

  • Facebook