
Com Alegria… ama simplesmente!
Domingo XXX do Tempo Comum – Ano A
EVANGELHO - Mt 22,34-40
Naquele tempo,
os fariseus, ouvindo dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus,
reuniram-se em grupo,
e um doutor da Lei perguntou a Jesus, para O experimentar:
«Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?».
Jesus respondeu:
«'Amarás o Senhor, teu Deus,
com todo o teu coração, com toda a tua alma
e com todo o teu espírito'.
Este é o maior e o primeiro mandamento.
O segundo, porém, é semelhante a este:
'Amarás o teu próximo como a ti mesmo'.
Nestes dois mandamentos se resumem
toda a Lei e os Profetas».
Esta semana, mais um episódio onde as autoridades judaicas procuram encontrar, nas palavras de Jesus em resposta aos seus questionamentos, uma via para O acusar e incriminar. Em Israel existiam no tempo de Jesus 613 preceitos, dos quais 365 eram proibições e os restantes, ações a levar à prática. Assim, como não discutir acerca de qual deles seria o mais importante? Certamente, pensavam os fariseus, Jesus não seria capaz de interpretar devidamente a Lei! Mas Jesus, não só apresenta os dois mandamentos mais importantes, como os coloca lado a lado – dizendo que são semelhantes, e afirmando que os mesmos resumem toda a Lei e os Profetas, ou seja, são a raiz de onde nascem todos os outros preceitos. Amar a Deus e ao próximo, eis a síntese de Jesus! Então, vai e com Alegria… ama simplesmente!
Mas, és capaz de amar? O que é o Amor para ti? Hoje fala-se muito de amor, mas será condizente com a perspetiva de Jesus? Repara como Jesus viveu e morreu: estava em permanente comunhão com o Pai e, por isso, o seu Amor a Deus traduzia-se por uma total obediência aos desígnios de Deus; e o seu amor ao próximo foi sempre vivido na doação total da sua vida, fazendo-Se servo de todos! Não deixes, então, de te questionar: vivo em comunhão com Deus, escutando a sua Palavra e deixando-me guiar por ela? Faço-me próximo dos meus irmãos, sem qualquer tipo de preconceitos, sempre disponível para ajudar e manifestando-lhes esse Amor que vem de Deus? Então, com coragem e Alegria… ama simplesmente!
E agora interioriza estas palavras de Santo Agostinho: “Ama e faz o que quiseres. Se calares, calarás com amor; se gritares, gritarás com amor; se corrigires, corrigirás com amor; se perdoares, perdoarás com amor. Se tiveres o amor enraizado em ti, nenhuma coisa senão o amor serão os teus frutos”. Deixa amar-te por Deus, que Ele possa fazer morada em ti, e então saberás, certamente, como praticar o Amor, porque te sentirás, também tu, muito amado(a)! Assim, com Alegria… hoje, amanhã e sempre, ama simplesmente!