top of page

Com Alegria… torna-te discípulo!

II Domingo do Tempo Comum – Ano B

EVANGELHO – Jo 1, 35-42

Naquele tempo,

estava João Baptista com dois dos seus discípulos

e, vendo Jesus que passava, disse:

«Eis o Cordeiro de Deus».

Os dois discípulos ouviram-no dizer aquelas palavras

e seguiram Jesus.

Entretanto, Jesus voltou-Se;

e, ao ver que O seguiam, disse-lhes:

«Que procurais?»

Eles responderam:

«Rabi – que quer dizer ‘Mestre’ – onde moras?»

Disse-lhes Jesus: «Vinde ver».

Eles foram ver onde morava

e ficaram com Ele nesse dia.

Era por volta das quatro horas da tarde.

André, irmão de Simão Pedro,

foi um dos que ouviram João e seguiram Jesus.

Foi procurar primeiro seu irmão Simão e disse-lhe:

«Encontrámos o Messias» – que quer dizer ‘Cristo’ –;

e levou-o a Jesus.

Fitando os olhos nele, Jesus disse-lhe:

«Tu és Simão, filho de João.

Chamar-te-ás Cefas» – que quer dizer ‘Pedro’.

 

Ser batizado, ir à missa, dar-se bem com o “nosso padre”, não chega para nos dizermos verdadeiros discípulos de Jesus. Talvez hoje seja bom deixarmo-nos interpelar pela mesma pergunta que Jesus faz a dois discípulos de João Baptista que vão atrás d’Ele: «Que procurais?». Como vivo eu a minha fé? O que me leva a querer ser cristão? É verdade que alguém nos falou de Jesus, tal como João Baptista O indicou a André e a um outro discípulo, mas estarei disposto a “privar” com Jesus, a fazer-me seu amigo íntimo? Tem coragem e, com Alegria… torna-te discípulo!

Para ser verdadeiro discípulo de Jesus é preciso, em primeiro lugar, estar disposto a seguir Jesus! Ora, andar atrás de Jesus, implica seguir os seus passos, imitar os seus comportamentos, viver com os mesmos sentimentos, ter as mesmas atitudes! É assim que tens procurado viver? O caminho faz-se caminhando. Portanto, com Alegria… torna-te discípulo e segue Jesus!

Depois, é preciso reconhecer Jesus como verdadeiro Mestre e, por conseguinte, desejar aprender com Ele, estar perto d’Ele, conhecer-Lhe os jeitos e os trejeitos, escutar com o coração a sua Palavra! Passas tempo com Jesus? Como vives o grande encontro com Ele na Eucaristia? Desejas ter Jesus no coração para atuar ao seu jeito? Se também tu queres morar com Jesus, então, com Alegria… torna-te discípulo!

Por fim, se sentes essa Alegria de ter encontrado Jesus na tua vida, se te sentes verdadeiramente chamado a viver ao seu estilo, então, como discípulo fiel, irás partilhar essa Alegria com todos, desafiando os teus irmãos a conhecerem melhor este Jesus que amas e que te salvou. Todo o verdadeiro discípulo é missionário! Por isso, vai e, com Alegria… torna-te discípulo e anuncia a todos a felicidade de teres encontrado Jesus, tal como André fez com o seu irmão Simão!

 

bottom of page