top of page

Com alegria… segue com Jesus!

Domingo XII do Tempo Comum – Ano B

EVANGELHO – Mc 4, 35-41

Naquele dia, ao cair da tarde,

Jesus disse aos seus discípulos:

«Passemos à outra margem do lago».

Eles deixaram a multidão

e levaram Jesus consigo na barca em que estava sentado.

Iam com Ele outras embarcações.

Levantou-se então uma grande tormenta

e as ondas eram tão altas que enchiam a barca de água.

Jesus, à popa, dormia com a cabeça numa almofada.

Eles acordaram-n’O e disseram:

«Mestre, não Te importas que pereçamos?»

Jesus levantou-Se,

falou ao vento imperiosamente e disse ao mar:

«Cala-te e está quieto».

O vento cessou e fez-se grande bonança.

Depois disse aos discípulos:

«Porque estais tão assustados? Ainda não tendes fé?»

Eles ficaram cheios de temor e diziam uns para os outros:

«Quem é este homem,

que até o vento e o mar Lhe obedecem?».

O primeiro convite de Jesus esta semana é que passemos à outra margem! Depois de escutar Jesus, as suas parábolas, é preciso partir e viver segundo os seus ensinamentos! Estás disponível para sair da tua zona de conforto, dos teus ambientes de sempre (com as tuas atitudes de sempre), para ires ao encontro dos outros, renovado pelos ensinamentos de Jesus? Então, com confiança e alegria… segue com Jesus para a outra margem!

Jesus também vai na barca de Pedro com os outros discípulos, quando os convida a seguir para a outra margem. É na Igreja, a “barca de Pedro”, que podes sentir continuamente a presença de Jesus, que segue repetindo os seus gestos salvadores, oferecendo-nos vida e comunicando-nos o seu amor e o seu perdão! É na Igreja que procuras fortalecer a tua relação com Jesus, sentindo-O presente nos sacramentos e em especial na Eucaristia? Não tenhas medo de viver em Igreja, mesmo que ela não seja perfeita, pois ali encontrarás sempre Jesus! Assim, com alegria… segue com Jesus!

É verdade que, mesmo com Jesus na tua vida, a vida nem sempre é fácil, as tormentas acontecem! Quando alguma coisa não te está a correr bem, quando tudo à tua volta parece desmoronar, continuas a confiar em Jesus? Nunca te esqueças que Ele é esse Deus sempre presente que nunca te abandona! Com alegria… segue com Jesus e coloca n’Ele toda a tua esperança!

Se há alguém que pode ajudar-nos a encontrar a paz e a serenidade no meio das tempestades da nossa vida, esse Alguém é Jesus, o filho de Deus, que está sempre ao nosso lado e que sabe exatamente do que é que precisamos! Assim, ao longo da tua vida, nos bons e maus momentos, com alegria, segue com Jesus!

bottom of page