
Com Alegria… “arregaça as mangas”!
Domingo XXVI do Tempo Comum – Ano A
EVANGELHO - Mt 21,28-32
Naquele tempo,
disse Jesus aos príncipes dos sacerdotes
e aos anciãos do povo:
«Que vos parece?
Um homem tinha dois filhos.
Foi ter com o primeiro e disse-lhe:
'Filho, vai hoje trabalhar na vinha'.
Mas ele respondeu-lhe: 'Não quero'.
Depois, porém, arrependeu-se e foi.
O homem dirigiu-se ao segundo filho
e falou-lhe do mesmo modo.
Ele respondeu: 'Eu vou, Senhor'.
Mas de facto não foi.
Qual dos dois fez a vontade ao pai?»
Eles responderam-Lhe: «O primeiro».
Jesus disse-lhes:
«Em verdade vos digo:
Os publicanos e as mulheres de má vida
irão diante de vós para o reino de Deus.
João Baptista veio até vós,
ensinando-vos o caminho da justiça,
e não acreditastes nele;
mas os publicanos e as mulheres de má vida acreditaram.
E vós, que bem o vistes,
não vos arrependestes, acreditando nele».
Depois de Jesus, no último domingo, nos ter convidado a todos a trabalhar na vinha do Senhor, esta semana, provoca-nos com uma questão de um pai que pede aos seus dois filhos para irem trabalhar para a sua vinha: um responde que sim imediatamente, mas depois acaba por não ir, enquanto o outro diz ao pai que não vai, mas arrependendo-se, acabar por ir trabalhar. O Pai do Céu, como sabemos, conta connosco para consolidar o seu Reino: que resposta Lhe dás? Com Alegria… “arregaça as mangas” e começa a pôr em prática o que Jesus te ensina!
É verdade que, pelo Batismo, todos nós dissemos “sim” ao Senhor. E esse sim foi confirmado em outros momentos importantes da nossa vida: Primeira Comunhão, Profissão de Fé, Crisma, Matrimónio, Ordenação Sacerdotal…. Mas para além das palavras bonitas e da solenidade do momento, esse “sim” tem sido confirmado com a vida de cada dia, na comunidade, na família, na escola ou no trabalho, na sociedade? Então, é hora: com Alegria… “arregaça as mangas”!
Não basta uma vida cristã de aparência, consumada por ritos externos e tiques de perfeição e superioridade! Jesus fala diretamente para os príncipes dos sacerdotes e os anciãos do povo, lembrando-lhes que os publicanos e as mulheres de má vida, isto é, os pecadores públicos, irão à frente deles para o reino de Deus, porque se arrependeram e acreditaram em João Batista e, por conseguinte, no próprio Jesus! Assim, por muito que penses que já fizeste, não te acomodes, sê humildade, e continua a obedecer ao Pai, como o próprio Jesus, e, com Alegria, “arregaça as mangas” e trabalha na vinha do Senhor, testemunhando, com as tuas atitudes, a ternura e a misericórdia do nosso Deus que é bom para com todos!