top of page

Com Alegria… procura o teu irmão!

Domingo XXIII do Tempo Comum – Ano A

EVANGELHO - Mt 18,15-20

Naquele tempo,
disse Jesus aos seus discípulos:
«Se o teu irmão te ofender,
vai ter com ele e repreende-o a sós.
Se te escutar, terás ganho o teu irmão.
Se não te escutar, toma contigo mais uma ou duas pessoas,
para que toda a questão fique resolvida
pela palavra de duas ou três testemunhas.
Mas se ele não lhes der ouvidos, comunica o caso à Igreja;
e se também não der ouvidos à Igreja,
considera-o como um pagão ou um publicano.
Em verdade vos digo:
Tudo o que ligardes na terra será ligado no Céu;
e tudo o que desligardes na terra será desligado no Céu.
Digo-vos ainda:
Se dois de vós se unirem na terra para pedirem qualquer coisa,
ser-lhes-á concedida por meu Pai que está nos Céus.
Na verdade, onde estão dois ou três reunidos em meu nome,
Eu estou no meio deles».

Viver a Fé cristã implica necessariamente viver em comunhão com Jesus e com os irmãos, ser comunidade, tomar consciência da fraternidade que nos une aos outros homens e mulheres, também eles filhos amados de Deus! Assim, não te podes isolar dos outros com o teu deus. O verdadeiro Deus está em todos, e neles também O encontras! Então, os erros e as necessidades dos outros não te dizem também respeito? Ser tolerante, para um discípulo de Jesus, não pode ser o mesmo que ser indiferente: o que o outro faz ou não faz não me diz respeito! Porque te diz respeito e porque és chamado a viver o mesmo Amor de Jesus, com alegria, procura o teu irmão!

E se o meu irmão me ofender? Tem confiança, é próprio da nossa humanidade cair e errar. Nunca magoaste ninguém? Talvez ele nem se tenha apercebido ou não estivesse no melhor dos seus dias…. Então vai, enche-te de coragem e… com alegria, procura o teu irmão!

Antes de comentares a situação com outros, procura em caridade ultrapassar o problema com a própria pessoa. Muitas vezes os nossos desabafos matam a possibilidade da reconciliação e retiram-te a alegria do reencontro. Mas como é tão bom os irmãos viverem unidos, não desistas à primeira, e faz tudo o que estiver ao teu alcance para, no Amor, sempre com o máximo de respeito pela outra pessoa, ofereceres essa correção fraterna. Portanto, não desistas, e com alegria, procura o teu irmão!

Unidos, seremos sempre escutados pelo nosso Pai dos Céus, até porque Jesus estará no meio de nós, a rezar connosco. Ele próprio não se envergonha de nos chamar e tratar como irmãos. Portanto, não deixes de nunca de ver o outro como um irmão, uma irmã, a quem deves amar e onde encontras o próprio Jesus, presente em todos, mesmo nos frágeis e pecadores. Assim, não hesites nunca: Com alegria, procura o teu irmão! A comunhão fraterna é o mais belo testemunho que poderemos oferecer ao mundo!

bottom of page