

Abraça… a todos!
Domingo X do Tempo Comum – Ano A
EVANGELHO – Mt 9,9-13
Naquele tempo,
Jesus ia a passar,
quando viu um homem chamado Mateus,
sentado no posto de cobrança dos impostos,
e disse-lhe: «Segue-Me».
Ele levantou-se e seguiu Jesus.
Um dia em que Jesus estava à mesa em casa de Mateus,
muitos publicanos e pecadores
vieram sentar-se com Ele e os seus discípulos.
Vendo isto, os fariseus diziam aos discípulos:
«Por que motivo é que o vosso Mestre
come com os publicanos e os pecadores?».
Jesus ouviu-os e respondeu:
«Não são os que têm saúde que precisam de médico,
mas sim os doentes.
Ide aprender o que significa:
‘Prefiro a misericórdia ao sacrifício’.
Porque Eu não vim chamar os justos,
mas os pecadores».
No chamamento de Jesus a Mateus nós vemos um Deus que toma a iniciativa e que nos desafia constantemente, independentemente de sermos ou não dignos aos olhos dos homens! Deus não faz aceção de pessoas e conta com todos para construir o seu Reino. Jesus também me está a chamar a mim para ser seu discípulo: «Segue-Me». Que Lhe respondo? É preciso ter a coragem de deixar muitas coisas para seguir Jesus de verdade, largando as nossas seguranças para aceitar os seus desafios, como por exemplo aprender a acolher a todos sem exceção. Por isso, vai e abraça… a todos!
Se te julgas bom, cumpridor dos mandamentos e que, por conseguinte, Deus tem que te dar “um lugar no Céu”, então não farás a experiência do seu Amor e da sua Misericórdia! Convém sentar-se com Ele à mesa, reconhecer a nossa pequenez e a largueza do seu Coração onde todos entram. Só assim saberás o que é ser amado por Deus e o teu coração ficará preparado para amar verdadeiramente os teus irmãos. Então, coragem, abraça… a todos, e saberás o significado do verbo Amar!
A tua oração, as tuas penitências, os teus atos…, de nada servem se continuas a julgar os outros e a achar-te mais digno do amor de Deus! Ele ama a todos, não julga ninguém, e apenas pretende que todos possam sentir o seu Amor e a sua Misericórdia. És sinal desse amor e dessa compaixão de Deus por todos os homens? Então, abraça… a todos, e serás um verdadeiro discípulo de Jesus!