top of page
White Structure

Abraça e… acolhe!

II Domingo da Quaresma – Ano A

EVANGELHO - Mt 17,1-9

Naquele tempo,

Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João seu irmão

e levou-os, em particular, a um alto monte

e transfigurou-Se diante deles:

o seu rosto ficou resplandecente como o sol

e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz.

E apareceram Moisés e Elias a falar com Ele.

Pedro disse a Jesus:

«Senhor, como é bom estarmos aqui!

Se quiseres, farei aqui três tendas:

uma para Ti, outra para Moisés e outra para Elias».

Ainda ele falava,

quando uma nuvem luminosa os cobriu com a sua sombra

e da nuvem uma voz dizia:

«Este é o meu Filho muito amado,

no qual pus toda a minha complacência. Escutai-O».

Ao ouvirem estas palavras,

os discípulos caíram de rosto por terra a assustaram-se muito.

Então Jesus aproximou-se e, tocando os, disse:

«Levantai-vos e não temais».

Erguendo os olhos, eles não viram mais ninguém, senão Jesus.

Ao descerem do monte, Jesus deu-lhes esta ordem:

«Não conteis a ninguém esta visão,

até o Filho do homem ressuscitar dos mortos».

Jesus convida-te a subir com Ele ao monte, para te aproximares mais de Deus, e assim compreenderes o quanto Ele te ama e o quanto se interessa por ti. Abraça Jesus… e acolhe o seu convite!

Jesus escolheu, em conformidade com o projeto do Pai, o caminho da cruz… Mas este é que é o caminho da verdadeira transfiguração, aquele que nos leva para a Luz e para a Vida! Estás disposto(a) a seguir Jesus por essa caminho da cruz, da doação e do amor, para te transfigurares com Ele? Então, abraça a cruz e acolhe a verdadeira Vida!

O quadro da transfiguração convida-nos a escutar a Lei e os Profetas, representados por Moisés e Elias, mas sobretudo Jesus, pois essa é a vontade de Deus! Nesta Quaresma, estás empenhado em escutar Jesus? Não tenhas medo, abraça-O e acolhe a Sua Palavra!

Em Jesus, pelo Batismo, também nos tornamos filhos amados de Deus: Abraça, então, o Pai, e acolhe esta graça, alegrando-te pelo Amor do nosso Pai do Céu!

Depois do encontro com Jesus, não tenhas medo, levanta-te e vai ao encontro dos teus irmãos. Não estás só, Jesus vivo acompanha-te sempre! Vai, então, desce do monte e abraça e acolhe os teus irmãos!

bottom of page