
Abraça e… reza!
Domingo XXIX do Tempo Comum – Ano C
EVANGELHO - Lc 18, 1-8
Naquele tempo,
Jesus disse aos seus discípulos uma parábola
sobre a necessidade de orar sempre sem desanimar:
«Em certa cidade vivia um juiz
que não temia a Deus nem respeitava os homens.
Havia naquela cidade uma viúva
que vinha ter com ele e lhe dizia:
'Faz-me justiça contra o meu adversário'.
Durante muito tempo ele não quis atendê-la.
Mas depois disse consigo:
'É certo que eu não temo a Deus nem respeito os homens;
mas, porque esta viúva me importuna,
vou fazer-lhe justiça,
para que não venha incomodar-me indefinidamente'».
E o Senhor acrescentou:
«Escutai o que diz o juiz iníquo!...
E Deus não havia de fazer justiça aos seus eleitos,
que por Ele clamam dia e noite,
e iria fazê-los esperar muito tempo?
Eu vos digo que lhes fará justiça bem depressa.
Mas quando voltar o Filho do homem,
encontrará fé sobre esta terra?»
A proposta de Jesus esta semana é clara: deves rezar sempre, sem desânimos, até porque só assim a fé poderá permanecer para sempre na tua vida!
Pelo sentido da parábola do juiz e da viúva, somos convidados a abraçar os problemas e sofrimentos dos nossos irmãos e a apresenta-los diante do Senhor com a certeza de que Ele sempre nos escuta e atende, ainda que as aparências nos possam sugerir o contrário. Então vai, abraça o tempo presente, com os seus dramas e misérias e… reza! Certamente esta oração também te levará a um maior compromisso para cumprires a vontade de Deus no teu dia-a-dia e lutares, a Seu lado, por um mundo melhor!
Só a oração constante te permitirá a perseverança para que, no meio das provas que a vida te coloca, não percas a fé. Por isso, não deixes de abraçar Jesus, o Único que pode transformar o teu coração e a tua vida, rezando contigo ao Pai!
Então vai, abraça e… reza confiante!