

Abraça o mundo!
V Domingo do Tempo Comum – Ano A
EVANGELHO - Mt 5,13-16
Naquele tempo,
disse Jesus aos seus discípulos:
«Vós sois o sal da terra.
Mas se ele perder a força, com que há-de salgar-se?
Não serve para nada,
senão para ser lançado fora e pisado pelos homens.
Vós sois a luz do mundo.
Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte;
nem se acende uma lâmpada para a colocar debaixo do alqueire,
mas sobre o candelabro,
onde brilha para todos os que estão em casa.
Assim deve brilhar a vossa luz diante dos homens,
para que, vendo as vossas boas obras,
glorifiquem o vosso Pai que está nos Céus».
Depois de Jesus nos ter proposto o verdadeiro caminho da felicidade, com a proclamação das Bem-Aventuranças, convida-nos agora a ir, a caminhar…, e a ser testemunhas do Reino. Por isso, vai, com coragem, e abraça o mundo!
O desafio de Jesus para quem quer ser verdadeiramente feliz é que saia de si mesmo e saiba caminhar ao encontro dos outros, disposto(a) a ser sal da terra e luz do mundo! O sal serve para dar sabor aos alimentos, mas também ajuda a conservá-los. Então, temos que aprender a dar sabor à vida dos nossos irmãos, como o sal que se dilui para apurar o sabor dos alimentos. Mas também temos de atuar na terra de modo a que os valores do Reino, como a verdade, a justiça, a paz, a fraternidade, etc., não se percam! A tua presença traz aos outros alegria, esperança, vida…? Mesmo nos ambientes adversos, és capaz de viver à maneira de Jesus? Não tenhas medo, vai e abraça o mundo!
A luz oferece a possibilidade de vermos as coisas claras, tais como elas são. Mas também, neste caso, sabemos que a verdadeira Luz é Cristo e, como tal, com este desafio, Jesus está a dizer-nos que agora somos nós, os Seus discípulos, quem tem de levar essa Luz pelo mundo! E só há uma forma: pelas nossas boas obras! Será que através de ti, brilha no mundo a Luz de Cristo? Coragem, abraça o mundo, e nele brilhará a verdadeira Luz!
E não te esqueças, a tua missão é abraçar o mundo, ao estilo de Jesus, não para que te aplaudam ou aclamem, mas para que Deus seja glorificado e o Reino possa alcançar a todos!