top of page

A alegria pascal, a alegria da Ressurreição!

Domingo de Páscoa – Ano B

EVANGELHO – Jo 20, 1-9

No primeiro dia da semana,

Maria Madalena foi de manhãzinha, ainda escuro, ao sepulcro

e viu a pedra retirada do sepulcro.

Correu então e foi ter com Simão Pedro

e com o discípulo predileto de Jesus

e disse-lhes:

«Levaram o Senhor do sepulcro

e não sabemos onde O puseram».

Pedro partiu com o outro discípulo

e foram ambos ao sepulcro.

Corriam os dois juntos,

mas o outro discípulo antecipou-se,

correndo mais depressa do que Pedro,

e chegou primeiro ao sepulcro.

Debruçando-se, viu as ligaduras no chão, mas não entrou.

Entretanto, chegou também Simão Pedro, que o seguira.

Entrou no sepulcro

e viu as ligaduras no chão

e o sudário que tinha estado sobre a cabeça de Jesus,

não com as ligaduras, mas enrolado à parte.

Entrou também o outro discípulo

que chegara primeiro ao sepulcro:

viu e acreditou.

Na verdade, ainda não tinham entendido a Escritura,

segundo a qual Jesus devia ressuscitar dos mortos.

 

Os acontecimentos do Evangelho deste Domingo decorrem “no primeiro dia da semana”. Não é certamente por acaso, que o evangelista João faz esta referência. Trata-se de um novo ciclo que se inicia com aquele sepulcro vazio! A vida terrena de Jesus, a sua Paixão e a sua Morte não foram em vão nem um rotundo fracasso, mas conduzem àquele sepulcro vazio, pois Deus confirma o sentido do caminho feito por Jesus dando-Lhe a glória da Ressurreição. Deus tem sempre a última palavra e, por isso, a Vida vence a morte, a Luz vence as trevas, o Amor vence o ódio e a indiferença! Acreditas nisso? Então viverás a alegria pascal, a alegria da Ressurreição!

Com o sepulcro vazio, no primeiro dia da semana, nasce uma nova comunidade, que já não tem Jesus fisicamente entre eles, mas que corre constantemente à sua procura, guiada simplesmente por esse amor que une os discípulos com o seu Mestre! És capaz de correr ao encontro de Jesus? Ele vive e quer-te vivo, como nos diz o Papa Francisco! Assim poderás sentir a verdadeira alegria pascal, a alegria da Ressurreição!

Maria Madalena, guiada pelo seu amor a Jesus, é a primeira a aproximar-se do sepulcro de Jesus, ainda escuro, constatando que o mesmo estava vazio (mais tarde será ela a primeira a encontrar-se com Ele vivo!). Corre a dar o alerta e os dois discípulos que encontra, correm também eles ao sepulcro, destacando-se o discípulo predileto de Jesus que, conhecendo-O como mais ninguém, e ao contrário de Pedro, vê e acredita. Unido a Jesus, ele percebe que uma vida de doação e entrega até ao fim, só podia redundar em vitória, e que os discípulos são chamados a seguir o exemplo de Cristo. Estás disposto a gastar a tua vida ao serviço do Reino, fazendo sempre o bem e amando a todos ao estilo de Jesus? Então, também tu, alcançarás a alegria pascal, a alegria da Ressurreição!

bottom of page