top of page

A alegria do Espírito Santo!

Solenidade de Pentecostes – Ano B

EVANGELHO – Jo 20, 19-23

Na tarde daquele dia, o primeiro da semana,

estando fechadas as portas da casa

onde os discípulos se encontravam,

com medo dos judeus,

veio Jesus, apresentou-Se no meio deles e disse-lhes:

«A paz esteja convosco».

Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado.

Os discípulos ficaram cheios de alegria ao verem o Senhor.

Jesus disse-lhes de novo:

«A paz esteja convosco.

Assim como o Pai Me enviou,

também Eu vos envio a vós».

Dito isto, soprou sobre eles e disse lhes:

«Recebei o Espírito Santo:

àqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados;

e àqueles a quem os retiverdes ser-lhes-ão retidos».

 

O Espírito Santo – a Vida de Deus, o Amor, Aquele que nos ensina toda a Verdade e sempre nos conforta e consola – é dom do Ressuscitado aos seus discípulos. Vivamos, então, a alegria do Espírito Santo, preparando o nosso coração para acolhermos todos os seus dons!

Para isso, é necessário caminharmos juntos, em Igreja, em Comunidade! É necessário reunir-se “no primeiro dia da semana” para fazer a experiência do encontro com o Ressuscitado. Não esqueçamos que é só Ele quem nos oferece o dom do Espírito Santo, e para que Ele esteja no meio de nós, é necessário estarmos reunidos em seu nome! Como vivo o meu domingo? Celebro a Páscoa semanal de Jesus unido aos meus irmãos? Então, só então, poderei viver a alegria do Espírito Santo!

Viver este encontro de irmãos com o Ressuscitado e, assim, acolher o Espírito Santo na nossa vida, é caminho para a Paz, aquela Paz que é dom de Jesus e do seu Espírito, e que nos compromete na procura dos caminhos da paz com todos os irmãos, independentemente da sua raça, condição, cultura ou religião. Fortalecidos pelo Espírito do Ressuscitado, não teremos medo de testemunhar o Amor de Deus por toda a parte, levando a Paz a todos e vivendo a alegria do Espírito Santo!

Jesus deu a vida por mim! E agora está vivo, venceu a morte! Do encontro com Ele nasce, precisamente, a verdadeira Alegria, a alegria do Espírito Santo, um dom que devemos pedir todos os dias, para não cairmos na tentação de a procurar naquilo que é efémero e passageiro, e que nunca nos satisfaz plenamente!

O Espírito que o Ressuscitado nos oferece não é para guardar para nós, mas para que O possamos levar a toda a parte, como enviados de Jesus. E o grande sinal da sua presença na nossa vida, é o Perdão, a Reconciliação que devemos propor e viver com todos. Estás disposto a ser enviado? Só assim viverás verdadeiramente a alegria do Espírito Santo!

bottom of page