top of page

A alegria de anunciar o Evangelho!

Ascensão do Senhor – Ano B

EVANGELHO – Mc 16, 15-20

Naquele tempo,

Jesus apareceu aos Onze e disse-lhes:

«Ide por todo o mundo

e pregai o Evangelho a toda a criatura.

Quem acreditar e for batizado será salvo;

mas quem não acreditar será condenado.

Eis os milagres que acompanharão os que acreditarem:

expulsarão os demónios em meu nome;

falarão novas línguas;

se pegarem em serpentes ou beberem veneno,

não sofrerão nenhum mal;

e quando impuserem as mãos sobre os doentes,

eles ficarão curados».

E assim o Senhor Jesus, depois de ter falado com eles,

foi elevado ao Céu e sentou-Se à direita de Deus.

Eles partiram a pregar por toda a parte

e o Senhor cooperava com eles,

confirmando a sua palavra

com os milagres que a acompanhavam.

 

Algumas notas para melhor acolhermos o Evangelho deste domingo, onde continuamos a celebrar a Ressurreição de Jesus:

Embora o texto litúrgico não nos indique, Jesus aparece aos Onze quando eles estavam “reclinados à mesa”, talvez querendo dar-nos essa certeza de que Jesus está sempre connosco, nomeadamente quando nos reunimos para celebrar a Eucaristia. Vives esse encontro semanal com o Ressuscitado? É aí que Ele nos fala, nos corrige e nos envia, passando-nos o testemunho, como o atleta que passa a estafeta a outro. Da Eucaristia nasce a alegria de anunciar o Evangelho, continuando a obra de Jesus!

Todo o discípulo é missionário porque é o próprio Jesus que a todos envia: “Ide por todo o mundo”. Tens consciência de que, como batizado e discípulo de Jesus, também deves ser seu missionário onde quer que te encontres: em casa, no trabalho ou na escola, nas associações, no desporto ou na rua? Então, sem medo e em todo o lugar, vive a alegria de anunciar o Evangelho!

O Evangelho é para ser pregado a toda a criatura! O discípulo de Jesus compromete-se em cuidar de toda a Criação que também necessita de salvação. Fazes por isso? Assim, levas a alegria do anúncio do Evangelho a toda a criatura!

O que tens de fazer para ser missionário? Exatamente aquilo que Jesus fazia: lutar contra o mal presente no teu coração e no mundo; construir fraternidade com os irmãos, mesmo com aqueles que são diferentes ou estão caídos pela sua fragilidade; fazer o bem, oferecendo vida nova a todos! Para isso, precisas de te libertar do teu comodismo e egoísmo, e estar atento e disponível para os outros. Só assim sentirás a alegria de anunciar o Evangelho!

Será que tudo isto vale a pena? É claro que sim, para aqueles que têm em si a verdadeira Esperança! Se Jesus está à direita do Pai, Ele que assumiu a nossa humanidade, significa que somos peregrinos neste mundo em direção à nossa verdadeira Pátria, o coração de Deus, onde chegam aqueles que confiam totalmente n’Ele, apesar das suas quedas e fragilidades. Importa é procurar seguir Jesus no caminho da doação e da entrega, porque só o amor é que dá sentido à nossa caminhada e nos eleva para o Pai. Por isso, cheio de esperança, vive a alegria de anunciar o Evangelho a todos, pois esta é a Boa Notícia que pode transformar verdadeiramente este nosso mundo!

bottom of page