top of page

A alegria que está na subida!

II Domingo da Quaresma – Ano B

EVANGELHO – Mc 9, 2-10

Naquele tempo,

Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João

e subiu só com eles

para um lugar retirado num alto monte

e transfigurou-Se diante deles.

As suas vestes tornaram-se resplandecentes,

de tal brancura que nenhum lavadeiro sobre a terra

as poderia assim branquear.

Apareceram-lhes Moisés e Elias, conversando com Jesus.

Pedro tomou a palavra e disse a Jesus:

«Mestre, como é bom estarmos aqui!

Façamos três tendas:

uma para Ti, outra para Moisés, outra para Elias».

Não sabia o que dizia, pois estavam atemorizados.

Veio então uma nuvem que os cobriu com a sua sombra

e da nuvem fez-se ouvir uma voz:

«Este é o meu Filho muito amado: escutai-O».

De repente, olhando em redor,

não viram mais ninguém,

a não ser Jesus, sozinho com eles.

Ao descerem do monte,

Jesus ordenou-lhes que não contassem a ninguém

o que tinham visto,

enquanto o Filho do homem não ressuscitasse dos mortos.

Eles guardaram a recomendação,

mas perguntavam entre si o que seria ressuscitar dos mortos.

 

Depois do deserto, onde fomos convidados a entrar dentro de nós mesmos para nos descobrirmos na nossa verdade, neste segundo Domingo da Quaresma, somos chamados a subir ao monte para entrarmos no verdadeiro mistério de Jesus e aprendermos a seguir os seus passos: o caminho da provação, vivido como dom de si mesmo a Deus e aos irmãos, é caminho de felicidade. Por isso, aceita o desafio, e descobre a alegria que está na subida!

Jesus tinha acabado de anunciar aos seus discípulos a sua morte em Jerusalém, indicando-lhes o caminho da cruz como o único viável para quem quiser segui-l’O, e por isso decide levar três dos seus amigos mais íntimos a um alto monte, para Se transfigurar diante deles. Mostra, assim, que o caminho da cruz não é um caminho de fracasso, mas de plenitude, em total conformidade com o projeto do Pai. Atreve-te a subir ao monte para estar mais perto de Deus e percecionares qual é a vontade do Pai para ti, hoje, aqui e agora. E aprende a confiar inteiramente n’Ele! Aí descobrirás a verdadeira alegria que está na subida!

Todas as escrituras apontam para Cristo – a Lei e os Profetas representados por Moisés e Elias, o qual nos é apresentado pela voz do próprio Deus como sendo o seu Filho muito amado! Daí que, para vivermos, também nós, como verdadeiros filhos de Deus, devamos escutar e seguir o exemplo de Jesus. Nesta Quaresma, estás decidido a fixar toda a tua atenção em Jesus? Então, vai ao seu encontro, sentindo essa alegria que está na subida, e contempla-O, sobretudo, na cruz, onde Ele oferece a sua vida por amor!

«Como é bom estarmos aqui», afirma Pedro em nome do grupo; mas Jesus sabe que a verdadeira subida não é esta, onde Se manifesta na sua glória. A verdadeira subida, implica descer novamente do monte, para, depois sim, subir a Jerusalém, onde dará a sua Vida por todos! Só após o dom de Si mesmo, alcançará a glória da Ressurreição. Estás disposto a viver a alegria da provação, de modo a fazeres da tua vida um dom em favor dos teus irmãos? Coragem, vai em frente, reconhecendo essa alegria que está na subida!

Proposta de exercício para esta semana: Em família, procurem discernir qual a chaga mais presente no vosso lar. Depois, em diálogo franco e aberto, procurem encontrar a cura para essa fragilidade, de modo a viverem mais unidos e comprometidos. Ultrapassar juntos as provações é encontrar a alegria que está na subida!

bottom of page