top of page

A alegria da intimidade com o Bom Pastor!
IV Domingo da Páscoa – Ano B

EVANGELHO – Jo 10, 11-18
Naquele tempo, disse Jesus.
«Eu sou o Bom Pastor.
O bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas.
O mercenário, como não é pastor, nem são suas as ovelhas,
logo que vê vir o lobo, deixa as ovelhas e foge,
enquanto o lobo as arrebata e dispersa.
O mercenário não se preocupa com as ovelhas.
Eu sou o Bom Pastor:
conheço as minhas ovelhas
e as minhas ovelhas conhecem-Me,
do mesmo modo que o Pai Me conhece e Eu conheço o Pai;
Eu dou a minha vida pelas minhas ovelhas.
Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil
e preciso de as reunir;
elas ouvirão a minha voz
e haverá um só rebanho e um só Pastor.
Por isso o Pai Me ama:
porque dou a minha vida, para poder retomá-la.
Ninguém Ma tira, sou Eu que a dou espontaneamente.
Tenho o poder de a dar e de a retomar:
foi este o mandamento que recebi de meu Pai».
 
Ainda que na sociedade atual a imagem do Bom Pastor possa não dizer muito, a verdade é que esta ideia do rebanho e do pastor é uma imagem bíblica que indica a bondade e a preocupação do nosso Deus em guiar o seu Povo pelos caminhos da paz e da felicidade! Por isso, vai escolhendo pastores para estarem à frente do seu rebanho…, mas a verdade é que a maior parte teve sempre a atitude típica dos mercenários. Jesus, que tem as ovelhas como suas, é o Bom Pastor porque dá a sua vida por elas! Assim, com a certeza de que Jesus deu a sua vida por ti e que te conhece como ninguém, vive a alegria da intimidade com o Bom Pastor!


Mas tal como Jesus conhece as suas ovelhas, também estas devem conhecer bem o seu Pastor. Só assim serão capazes de reconhecer a sua Voz e de seguir atrás d’Ele! Conheces bem a sua Palavra? No teu dia a dia procuras colocar em prática o que Ele te ensina? Também estás disposto a gastar a tua vida por aqueles que Ele ama?  Então, para que possas conhecer cada vez melhor este Pastor que tanto te ama, cultiva, cada dia, a alegria da intimidade com o Bom Pastor!


Jesus ama a todos! E, por isso, pretende chegar com o seu amor e a sua proposta de salvação a todos, para que haja «um só rebanho e um só Pastor». Como poderá Ele hoje fazer chegar a sua Voz a todos? Naturalmente que só será possível através daqueles que continuam a viver a sua vida, alimentando-se da sua Palavra e testemunhando o seu Amor! Vivendo a alegria da intimidade com o Bom Pastor, essa tua alegria será o melhor meio para que outros desejem também conhecer Jesus!


Ninguém foi capaz de tirar a vida a Jesus, é Ele que a dá por amor! Que alegria termos um amigo assim, que não regateia qualquer esforço e até a própria vida, para nos salvar e encaminhar pelo caminho da felicidade e da vida plena! Neste domingo celebramos o Dia Mundial de Oração pelas Vocações: já pensaste qual é o lugar que Jesus quer para ti na Igreja e no mundo? Procura a alegria da intimidade com o Bom Pastor e Ele te dirá, ao coração, por onde deves caminhar para uma vida muito mais feliz!

bottom of page